Mark Zuckerberg deu uma prévia do novo headset de realidade virtual da Meta, com janela de lançamento esperada para dezembro deste ano. O Projeto Cambria ainda pode adotar nome Meta Quest Pro, aposentando oficialmente a marca Oculus da startup original, adquirida em 2014.
Durante a apresentação divulgada nesta última quinta-feira (12/05), o CEO da Meta exibiu algumas novidades interessantes da nova versão de seus óculos VR, como a evolução do modo de realidade misturada, que combina espaço real com objetos e atividades virtuais.
Combinando mundo virtual e real, agora colorido
A Presence Platform não é novidade para os donos do Oculus Quest 2: ela utiliza um método de passthrough que captura o ambiente ao redor do usuário e transmite a imagem no visor do headset. Entretanto, até o momento, os elementos do mundo real são exibidos em preto e branco.
A atual experiência já é bem satisfatória, e permite interagir com elementos digitais sem destruir a mesa de centro ou chutar o sofá. No entanto, o futuro dispositivo faz a captura e reprodução do espaço com alta fidelidade de cores.
Is your living room:
— Meta Quest (@MetaQuestVR) May 12, 2022
A. A fishing pond ??
B. The perfect work space ?????
C. A lush forest ??
Soon, with our new Presence Platform the answer will be D. All of the above and more!
Check out the sneak peek of how mixed reality will look on Project Cambria. pic.twitter.com/UTSVGNYGDH
Rumo ao Metaverso
O algoritmo avançado de reconstrução de ambiente do Projeto Cambria integra os mundos real e virtual de maneira mais orgânica, e torna as tarefas e jogos nos novos óculos VR bem mais atraentes e confortáveis.
Mark gives us a preview of Project Cambria and its mixed reality capabilities ?? pic.twitter.com/iCMGwcaIim
— Meta Quest (@MetaQuestVR) May 12, 2022
Mais do que reduzir o desconforto de sistemas de realidade virtual, melhorar a experiência de realidade misturada é um dos principais focos da empresa de Zuckerberg para criar um metaverso atraente para grupos maiores de usuários, e não apenas entusiastas de tecnologia.
O nome Meta Quest Pro ainda não está confirmado, mas faria sentido considerando o rebranding recente da Meta e a proposta de unificar todos os serviços da empresa sob uma única marca forte. O lançamento ainda está previsto para o final do ano, mas até o momento não existe uma data definida.
Fontes
Categorias