Durante a feira Display Week 2022, a Samsung revelou novos protótipos de telas durante sua exibição. Um dos projetos que mais chamou a atenção foram telas OLED para celular que podem deslizar na vertical ou horizontal para aumentar sua área.
Embora pareça complexo, todo o processo é super simples: basta puxar a tela para cima ou para os lados e pronto, o display muda de tamanho. A funcionalidade pode ser de grande ajuda para assistir filmes e séries, ler livros ou PDFs, realizar anotações, desenhar ou simplesmente deixar o smartphone mais compacto na hora de colocar no bolso.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Vale notar que há dois projetos distintos sendo exibidos: um que a tela pode ser expandida verticalmente e outro que causa o aumento horizontal da área do display, conforme mostrado no vídeo abaixo.
Galaxy Flex S e Flex G
Além disso, a companhia também resolveu mostrar outros projetos bem interessantes. Os modelos já haviam sido anunciados durante a CES 2022, mas um vídeo promocional da Samsung Display nos deu mais detalhes.
O Galaxy Flex S é uma tela dobrável que abre como um panfleto, servindo até mesmo como uma espécie de "mini-notebook", com parte da tela apoiada numa superfície para ser o teclado e o restante apenas para a visualização do conteúdo. O Flex G é bem similar a essa proposta, mas como o sufixo sugere, tem um display ainda maior.
Vem aí um smartphone deslizável?
Infelizmente, detalhes adicionais das telas OLED não foram revelados, e por se tratar de apenas projetos em andamento, vamos ter que esperar um tempinho para ver esses conceitos aplicados na vida real.
A Samsung já saiu na dianteira com seus smartphones dobráveis, os Galaxy Z Fold3 e ZFlip 3, e parece bem adiantada para lançar um celular com tela deslizante. A empresa tem planos para continuar investindo nesse mercado, e até rumores recentes indicam um celular em formato de "L".
Fontes