A fabricante Motorola, atualmente controlada pela Lenovo, está desenvolvendo um novo e ousado projeto para o mercado de smartphones. De acordo com o site 91mobiles, a marca pode lançar um celular com tela expansível, que desliza e expande sob o comando do usuário.
O chamado Project Felix estaria "em fases muito iniciais de desenvolvimento", sem qualquer previsão de lançamento ou certeza que ele de fato sairá do laboratório. E ele teria um funcionamento inédito com uma tela que expande na vertical, deixando o aparelho mais comprido em vez de mais largo. A tela adicional, quando acionada, sai de um eixo na parte inferior do dispositivo e deixa o modelo maior.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Normalmente, como mostra o vídeo abaixo o mecanismo nesse tipo de dispositivo é diferente: conceitos já apresentados de smartphones com tela enrolável transforma um painel de tamanho convencional em um display com dimensões de um tablet, expandindo na horizontal.
A Motorola, entretanto, parece apostar em um dispositivo mais compacto que adquire dimensões convencionais apenas quando acionado — assim como ela prefere celulares dobráveis em flip em vez dos modelos no estilo Galaxy Fold.
Área pouco explorada
Até agora, foram poucas as empresas que já exibiram protótipos funcionais ou conceitos na área. A LG parecia uma das mais avançadas no setor, mas saiu do mercado de dispositivos móveis no mesmo ano em que o modelo foi revelado e o aparelho foi descartado.
A Oppo há dois anos não dá atualizações sobre a sua empreitada no setor, enquanto a TCL constantemente demonstra os avanços feitos por ela com essa tecnologia. A Samsung por enquanto apenas teria uma patente e um protótipo nunca antes fotografado.
Vale lembrar que, além do smartphone de tela deslizável, a Motorola também está preparando o lançamento de uma nova geração do dobrável Moto Razr.
Fontes
Categorias