A fabricante MediaTek apresentou na última sexta-feira (8) um novo processador com suporte para 5G e voltado para dispositivos móveis. Trata-se do Dimensity 1300, que deve aparecer em celulares nos próximos meses.
O chip é octa-core, composto por quatro núcleos Cortex-A78, com um deles chegando a 3 GHz, e outros quatro Cortex-A55, voltados para eficiência de energia e todos chegando a até 2 GHz. A arquitetura é de 6 nm, com fabricação da taiwanesa TSMC.
Grandes expectativas
Especialmente graças à placa gráfica Mali-G77 MC9, o processador aguenta telas com taxa de atualização de até 168Hz e resolução Full HD+. Em termos de câmeras, o máximo suportado é 200 MP de resolução, além de gravação no padrão 4K HDR na câmera frontal, que pode ser capaz de identificar várias pessoas em um retrato.
Novo chipset intermediário MediaTek Dimensity 1300.
Para quem pensa em comprar um celular para jogos, vale ficar de olho na tecnologia HyperEngine 5.0, que garante várias otimizações para games — incluindo menor latência no áudio para fones de ouvido sem fio.
Além disso, o chip Dimensity 1300 pode aparecer em dispositivos com até 16 GB de RAM e com armazenamento no padrão UFS 3.1. O padrão de Bluetooth também foi atualizado para o 5.2.
Disponibilidade
Ao menos inicialmente, o Dimensity 1300 deve ser visto em dispositivos intermediários premium. A expectativa é que a estreia aconteça em aparelhos da OnePlus, como o Nord 3, que deve ser revelado nos próximos meses.
Smartphone OnePlus 9 Pro 5G
Com um design moderno, esse celular não deixa a desejar no desempenho, e já conta com o 5G.
Categorias