A Apple teria reduzido a produção do iPhone SE 3, a nova geração do smartphone da empresa com custos reduzidos e um visual de aspecto mais antigo. A informação partiu de duas fontes diferentes: o analista da indústria Ming-Chi Kuo e uma reportagem do site Nikkei Asia.
Segundo a página, a empresa cortou até 20% dos pedidos às fornecedoras para o próximo trimestre, enquanto Kuo cita os números e diz que o envio total de aparelhos para 2022 cai de entre 25 milhões a 30 milhões de smartphones para algo em torno de 15 milhões a 20 milhões no estoque.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O analista garante ainda que recentes medidas de lockdown na China por novas ondas de infecção da covid-19 não afetaram a fabricação e a comercialização dos dispositivos.
Shanghai lockdown doesn't affect the iPhone SE production. However, the new iPhone SE demand is lower than expected (the delivery status "in stock" as one of the proofs), and I cut my shipment estimation in 2022 to 15-20M (vs. 25-30M previously).
— ??? (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) March 28, 2022
O motivo principal seria um interesse abaixo do esperado do público pelo dispositivo no lançamento: com 5G e chip atualizado, o modelo foi apresentado no início de março pela Maçã e já é vendido em vários mercados. No Brasil, o celular ainda não está disponível, mas custará a partir de R$ 4.199.
Mais problemas
Além disso, a invasão da Ucrânia pela Rússia também seria um dos fatores apontados, já que a cadeia de suprimentos foi afetada por crises em setores como petróleo, energia (em especial combustíveis fósseis) e matérias-primas. A inflação em várias regiões, que reduz a possibilidade do consumidor de trocar de smartphone no momento, é outra consequência.
Ainda para 2022, a Apple já teria ordenado uma redução na intensidade da fabricação do iPhone 13, por uma redução já esperada pela época, e de algum dos atuais modelos dos AirPods.
Procurada pela reportagem original, a Apple não se manifestou sobre o caso.
Fontes
Categorias