Um dos próximos smartphones que podem ser lançados pela Nokia ainda em 2021 pode ser diferente em vários sentidos — inclusive no sistema operacional. Segundo o site chinês ITHome, os futuros Nokia X60 e Nokia X60 Pro terão o Harmony OS 2.0 como plataforma, deixando de lado a versão quase pura do Android utilizada pela empresa atualmente.
O uso do novo sistema operacional no lugar do Android altera uma parceria que é feita desde o retorno da marca Nokia para o mercado de celulares sob a licença da HMD Global. Além disso, ao menos um dos modelos contará com uma bateria de 6.000 mAh e um sensor de 200 MP.
Será verdade?
Por enquanto, as informações acima devem ser consideradas um rumor. Entretanto, uma eventual adoção do Harmony OS seria possível, especialmente caso o modelo seja focado no mercado chinês, que é a principal base comercial da Huawei. A própria fabricante chinesa pretende expandir o sistema para outras marcas, embora nenhuma tenha sido anunciada para smartphones.
Já as especificações técnicas levantam maiores desconfianças. A Samsung deve estrear um sensor de 200 MP em um celular da Xiaomi ainda este ano, mas não há detalhes sobre algo parecido em andamento pela Zeiss, a responsável pela fotografia nos modelos da finlandesa.
Além disso, a linha "X" deve mesmo abrigar modelos mais poderosos, mas talvez nem tanto: os mais recentes, Nokia X10 e X20, trazem como sensor principal uma lente de 64 MP.
Fontes
Categorias