A era da geração de smartphones Galaxy S8 e Galaxy S8+ acabou oficialmente, ao menos em relação ao suporte fornecido pela Samsung. A fabricante sul-coreana oficialmente deixou de oferecer atualizações de segurança para ambos o modelos, como consta na página oficial da própria marca.
Isso significa que os modelos ficarão desprotegidos contra vulnerabilidades recém-descobertas e violações de privacidade. Anteriormente, eles estavam apenas recebendo updates trimestrais com correções pontuais e melhorias de segurança contra novas ameaças. O mesmo já havia acontecido com a linha Galaxy S7, que não recebe mais atualizações desde o ano passado.
O procedimento segue a promessa da Samsung sobre a disponibilização de novos firmwares: diversos modelos da linha Galaxy, em especial aqueles lançados após 2019, receberão quatro anos de atualizações. Esse é um prazo que é maior do que o oferecido pela própria Google, a responsável direta pelo Android. A lista mais recente pode ser conferida neste link.
E os outros?
Nem toda a família S8 teve o ciclo encerrado na marca. O modelo Galaxy S8 Active, por exemplo, ainda consta na lista para receber atualizações trimestrais, enquanto o Galaxy S8 Lite terá melhorias de segurança duas vezes por ano.
Fontes