A Samsung pode estar trabalhando em uma câmera com sensor de 600 MP para smartphones. Ao menos é isso que indica a informação em um slide vazado de uma apresentação confidencial para investidores da companhia sul-coreana.
Segundo o Ice Universe, a fabricante planeja adicionar a poderosa lente nos próximos aparelhos. Assim, com uma resolução maior, a intenção é minimizar a perda de qualidade ao usar o zoom durante o registro de vídeos em 4K e 8K.
Imagem da suposta apresentação para investidores.Fonte: Twitter.com/UniverseIce
Outra informação revelada na apresentação é que o sensor ISOCELL pode aumentar bastante o tamanho físico dos aparelhos. Isso porque ele deve trazer um sensor de 0,8 µm pixels, semelhante à lente de 108 MP do Galaxy Note 20 Ultra.
Entretanto, o novo sensor mede cerca de 22 mm de espessura e deve ocupar 12% do painel traseiro do dispositivo. Ou seja, descartando a possibilidade do “tamanho ideal” dos aparelhos com apenas 9 mm.
Corroborando com o rumor, o The Korea Economic Daily revelou recentemente que a Samsung planeja lançar um sensor fotográfico de 600 MP até 2025. No entanto, o periódico não deixou claro se o recurso seria especificamente para smartphones.
Exemplo de módulo de câmera removível patenteada pela OPPO.Fonte: Oppo/Reprodução
Uma solução modular
Como visto, os modelos com câmera de 600 MP não serão lançados pela Samsung tão em breve. Certamente, a companhia vai usar esse tempo para trabalhar na solução para reduzir o tamanho do sensor nos aparelhos.
Assim, como aponta o site norte-americano Android Central, é possível que a marca sul-coreana se inspire na concorrente Oppo. Recentemente, a fabricante chinesa registrou a patente para um módulo de câmera removível.
Dessa forma, o usuário teria uma espécie de “lente destacável” e a utilizaria no aparelho apenas quando fosse necessário. Logo, isso eliminaria o problema de espessura que a Samsung parece estar enfrentando no momento.
Categorias