Em homenagem ao Dia Mundial do Emoji, comemorado hoje (17), a Apple divulgou uma série de novidades que vão chegar ainda neste ano a seus aparelhos. Aprovados pela Unicode Consortium, organização sem fins lucrativos que coordena o desenvolvimento e a promoção do Unicode, os emojis fazem parte do Emoji 13.0 e serão encontrados em iPhones, iPads, Apple Watches e Macs.
Esta é a primeira vez em que a empresa da Maçã faz algo do tipo, mas, claro, não entregou tudo o que está por vir, apenas 13 de 117 opções programadas. Normalmente, as adições são realizadas como parte de atualizações dos sistemas operacionais (iOS, iPadOS e macOS). Em 2020, será ainda mais fácil de encontrar coisas novas, já que, com o iOS 14, coleções das ilustrações poderão ser pesquisadas, recurso presente em Macs há muito tempo, mas só agora implementado em smartphones da marca.
Vamos lá: dodô, uma espécie extinta de ave, e a tradicional boneca russa matriosca estão na lista, assim como a pinhata, popular no México, e o prato tradicional da culinária mesoamericana tamale. Um gesto muito popular na Itália não ficou de fora, assim como um bumerangue, um ninja e uma moeda prata. Coração e pulmão anatômicos, castor, bubble tea e o símbolo transgênero completam o pacote.
13 novos emojis já podem ser conferidos.Fonte: Reprodução
Novas inclusões
Como dito, serão adicionados 117 novos emojis com a próxima atualização, e, apesar de ainda não sabermos quais serão seus visuais, já podemos ter uma ideia de quais serão. O MacRumors divulgou uma lista atualizada completa sobre os lançamentos, que você confere aqui.
- Rostos: rosto sorridente com lágrimas, rosto disfarçado.
- Pessoas: ninja, pessoa de smoking, mulher de smoking, pessoa com véu, homem com véu, mulher alimentando bebê, pessoa alimentando bebê, homem alimentando bebê, pessoa com touca de Natal, pessoas abraçando.
- Partes do corpo: dedos comprimidos (o sinal italiano citado), coração anatômico, pulmões.
- Animais: gato preto, bisão, mamute, castor, urso polar, dodô, foca, besouro, barata, mosca, verme.
- Comida: mirtilos, azeitona, pimentão, pão sírio, fondue, bubble tea.
- Uso doméstico: planta em vaso, bule, pinhata, varinha mágica, bonecas, agulha de costura, espelho, janela, desentupidor, ratoeira, balde, escova de dentes.
- Diversos: pena, rocha, madeira, cabana, camionete, patim, nó, moeda, bumerangue, chave de fenda, serra para carpintaria, gancho, escada, elevador, lápide, cartaz, símbolo de transgêneros, bandeira de transgêneros.
- Vestuário: sandália, capacete militar.
- Instrumentos musicais: acordeão, tambor.
Além do que está incluído na lista acima, haverá mais 55 variações de cor de pele e gênero, indo além de homem/mulher, que podem ser utilizados como alternativas em um movimento de inclusão.
Por fim, é provável que todos possam ser conferidos com o lançamento oficial das novas versões dos SOs da Apple. E aí, ansioso?
Leia também:
- Por que o dia 17 de julho é o Dia Mundial do Emoji?
- Você sabe qual é a diferença entre emoticons e emojis?
Categorias