Nesta segunda-feira (8) a fabricante de telas OLED Visionox, da China, anunciou que vai produzir em massa telas que suportam câmeras "escondidas". O conceito começou a surgir como evolução do entalhe/notch, e visa mostrar a câmera frontal apenas quando for usada.
A companhia afirma que a produção em massa das telas OLED "transparentes" acontecerá em breve.
De acordo com as informações divulgadas, o novo modelo de tela aumenta a transparência da área da câmera. O conjunto usa materiais com maior transparência, como os próprios condutores sob a tela. Essa camada substitui o material metálico anterior.
Sistema transparente
Com isto, os circuitos podem coordenar o funcionamento da tela e da câmera frontal, organizando as estruturas dos pixels de forma que a qualidade da tela não seja prejudicada.
A fabricante se refere à estrutura como uma 'subtela'. Ela cita ter usado materiais orgânicos e inorgânicos para atingir o nível atual de transparência, além de uma estrutura aprimorada na camada de filme.
Smartphone com câmera escondida sob tela OLED transparente.Fonte: Visionox/Divulgação
A Visionox cita que os novos materiais e a estrutura otimizada tiveram redução de interferência nessa subtela. Ela diz que, além do hardware, os algoritmos de software da câmera frontal complementam a experiência de uso.
No material divulgado pela empresa, é citada essa integração. Também, que conseguiram eliminar "ainda mais a difração e o brilho que afetam o efeito de disparo". Eles afirmam ter conseguido suprimir "o efeito de neblina, melhoramos bastante a clareza e o brilho das fotos" em conjunto com outras companhias.
Lançamentos em 2020?
Apesar de não ter feito nenhuma demonstração real, a Visionox divulgou imagens de como o sistema deve funcionar. Ainda não há uma data específica para que os primeiros celulares cheguem ao mercado com a tecnologia. Estima-se que, a partir do segundo semestre, já possamos ver os primeiros modelos.
Esta é uma inovação aguardada pela indústria, mas principalmente por usuários. Além disso, aumentaria ainda mais a quantidade de tecnologia sob um display.
Desde 2018, já temos os primeiros dispositivos com leitor biométrico sob a tela. Atualmente, também temos câmeras em formato de "furo" – vide modelos Samsung, Huawei, Xiaomi. No caso da tecnologia da Visionox, as câmeras estarão lá, porém ficarão escondidas quando não estiverem em uso.
Categorias