A Google ainda nem lançou o Pixel 4a, que deve chegar no mês que vem, mas os rumores sobre o Pixel 5 já estão aparecendo. De acordo com indícios encontrados pelos sites XDA Developers e Android Police, o smartphone pode chegar ao mercado sem o processador Qualcomm Snapdragon 865.
Apesar de os principais celulares da linha Pixel atuarem no segmento top de linha, os sites apontam que a Google pode mudar o posicionamento mercadológico do smartphone em sua nova geração. De acordo com fontes de David Ruddock, editor do Android Police, a fabricante pode lançar o Pixel 5 com o Snapdragon 765, o que colocará o dispositivo para competir no setor intermediário em 2020.
Can confirm via my own source that the Pixel 5 will use a Snapdragon 765. No phone with a top tier CPU from Google this year.
— David "bury me with my golden arm" Ruddock (@RDRv3) May 19, 2020
Enquanto ainda existe a possibilidade de uma versão "XL" do Pixel 5 ser lançada com o Snapdragon 865, o XDA Developers já encontrou múltiplos indícios de que, na verdade, os dois aparelhos da série chegarão com um processador focado no custo-benefício.
Pistas sobre o processador do Pixel 5
Em janeiro deste ano, o XDA Developers encontrou três codinomes de celulares em desenvolvimento pela Google: Sunfish, Bramble e Redfin. Enquanto o primeiro modelo apareceu nos vazamentos com o Snapdragon 730, os dois outros dispositivos supostamente chegariam com o Snapdragon 765.
Durante o mês de fevereiro, o XDA conseguiu pistas confirmando que o celular chamado de Sunfish seria o Pixel 4a. Depois, os especialistas do site descobriram, por meio de uma APK oficial da Google, que os codinomes Bramble e Redfin representariam o Pixel 5 e Pixel 5 XL.
O XDA encontrou códigos que supostamente ligam os codinomes do Pixel 5 e o Snapdragon 765Fonte: XDA
Recentemente, o pessoal do site de desenvolvimento conseguiu acesso à versão prévia do Android 11, que também inclui novas pistas ligando os supostos dispositivos Pixel 5 ao processador intermediário da Qualcomm. Segundo o XDA, os códigos do sistema trazem informações que ligam as alcunhas Redfin e Bramble com "g7250", que seria o codinome utilizado pela Google para o chip Snapdragon 765.
Até o momento, a Google não comentou oficialmente sobre o assunto e vazamentos concretos mostrando o Snapdragon 765 no Google Pixel 5 ainda não surgiram. Logo, todos os detalhes que surgiram ainda devem ser considerados rumores.
A apresentação do Pixel 4a, próximo modelo da linha, deve ocorrer em 3 de junho, quando a Google realizará o evento do Android 11 que substituirá a I/O 2020.
Fontes