A Apple está se aproximando cada vez mais das tecnologias de realidade aumentada. Segundo uma reportagem publicada pelo site The Information, a empresa planeja lançar um headset com essa funcionalidade em 2022, seguido de um óculos em 2023.
A informação veio de fontes que estiveram presentes em uma reunião com mais de mil funcionários da companhia com o CEO da Apple, Tim Cook, trazendo vários detalhes dos dois projetos. Na ocasião, ele teria revelado que o headset é chamado internamente de N301 e será um híbrido entre realidade aumentada com realidade virtual. Na parte visual, ele será "um pouco mais elegante" que o Oculus Quest, trazendo câmeras no seu exterior. Segundo a reportagem, ele será leve e confortável o suficiente para um funcionário utilizar por um longo período do dia.
Na parte do software, o N301 terá uma tela de alta resolução com a capacidade de detectar humanos ao redor e criar formas tridimensionais.
Os óculos, nomeados até agora de N421, terão como foco o uso contínuo durante o dia. Para isso, ele será ainda mais confortável, leve e elegante que o headset — algo que o próprio The Information documentou como um óculos de sol com alguns elementos eletrônicos ao redor. Ainda segundo a reportagem, a Apple está estudando colocar lentes escuras para serem ativadas quando o usuário estiver utilizando a realidade aumentada.
Nos últimos meses, várias reportagens e rumores apareceram sobre o envolvimento da Apple com essa tecnologia. Há poucos dias, o Bloomberg noticiou que os óculos podem chegar em 2020 como um acessório para o iPhone 5G. Os códigos do iOS 13 já apontam esse interesse na realidade aumentada há meses atrás, mas provavelmente teremos que esperar mais um pouco até que a empresa anuncie oficialmente um aparelho ou dispositivo com essa função.
Fontes