Ao desenvolver o recurso de retocar rostos disponível no smartphone Pixel 4, o Google conversou com profissionais especialistas em fazer as pessoas saírem bem na foto: fotógrafos de casamento.
Foi o que disse o gerente de produto do Google Isaac Reynolds, em uma entrevista ao podcast The Vergecast, do portal The Verge.
Fotógrafos de casamento atuaram como consultores
Reynolds declarou que a sua equipe não queria construir um recurso que permitisse retoques extremos, como aumentar lábios e diminuir narizes. Mas eles queriam que as pessoas pudessem melhorar sua aparência, tornando-se a melhor versão de si mesmas. Foi então que decidiram conversar com fotógrafos de casamento.
"É o momento mais importante do seu dia mais importante, em que você precisa estar com uma boa aprência porque você olhará para essas fotos [do seu casamento] para o resto da vida", disse Reynolds.
A equipe então perguntou aos fotógrafos o que eles faziam para melhorar a aparência das pessoas nas suas fotos de casamento, e tentaram emular essas técnicas nesse recurso do Pixel 4.
Pele mais lisa
Um aspecto em que eles trabalharam foi tentar deixar a pele do fotografado mais lisa, o que Reynolds definiu como "o mais importante".
A decisão de focar nesse aspecto contrasta com a abordagem de outros aplicativos, como o Instagram, em que os usuários têm a opção de usar filtros de realidade aumentada que alteram completamente o rosto e permitem até adicionar novas características, como falsas sardas.
Já outros fabricantes, como a Apple, optaram por não disponibilizar um recurso de retoque facial embutido.
No caso das selfies, o recurso de retoque de rosto está ativado por padrão na câmera do Pixel 4. Essa decisão sugere que o Google sabe que as pessoas valorizam mais a sua aparência nas fotos do que a veracidade do resultado, especialmente quando o objetivo é compartilhar as imagens em mídias sociais. Caso deseje, porém, o usuário pode desativar o recurso.
Fontes
Categorias