Em 2018, a Samsung registrou uma patente de tela de smartphone que possui um visual bem diferente do que estamos acostumados: o notch é virado para a parte externa do chassi do aparelho, ficando na parte superior. A patente foi aprovada em setembro deste ano e, no dia 7 de outubro, foi publicada pelo Escritório de Propriedade Intelectual da Coreia do Sul (KIPO, na sigla em inglês).
O notch reverso serviria exatamente para a mesma finalidade que lhe é concedida atualmente: nele ficariam a câmera frontal, alguns sensores e um alto-falante.
O LetsGoDigital lembra que Xiaomi, Vivo e Huawei já possuem patentes de design de notchs nos mesmos moldes que este da Samsung.
Veja o render feito pelo site:
Esse notch pode ser lançado?
Como sabemos, registros de patentes não significam que os produtos serão necessariamente lançados. No entanto, no caso deste entalhe, corremos mais riscos de vê-lo chegando às lojas.
O fato é que empresas gigantes como Samsung e Apple têm esperado outras fabricantes de smartphones lançar tecnologias de ponta e amadurecê-las, para só depois elas aderirem. A Apple até hoje não baniu o imenso notch do iPhone e a Samsung preferiu furar a tela dos Galaxy S10 e Note 10 para abrigar a câmera frontal do que investir em um mecanismo realmente avançando, como é a câmera pop-up deslizável do OnePlus 7 Pro.
Tudo bem que o Galaxy A80 possui uma câmera giratória, que aproveita o sensor traseiro para tirar selfies, mas nem de longe o mecanismo dele se compara ao do aparelho da OnePlus.
Se essas gigantes continuarem segurando o desenvolvimento de uma câmera frontal sob a tela, é possível que esse notch ganhe a “luz do dia”, o que seria terrível, até porque sua ideia de estender o chassi sem ter uma área útil de visualização de conteúdo, anula o propósito de “frente com 100% de tela".
Fontes
Categorias