O Surface Duo, apresentado pela Microsoft durante o evento de quarta-feira (02), será a arma da companhia para duelar com a Apple pelo mercado corporativo.
A companhia conseguiu passar pela crise da meia idade trazendo uma linha de novos produtos, os Surface, enquanto colocava os pés no chão e abandonava o mercado de smartphones, dando fim ao Windows Phone.
Agora, é hora de tentar algo novo. Para tentar desbancar o ecossistema da Apple no segmento corporativo, a Microsoft vai lançar seu primeiro produto de mercado de massa que não roda seu próprio sistema operacional.
Parceria com a Google
Se o Windows Phone não deu certo, o jeito foi se aliar à Google. O Surface Duo, portanto, vai rodar uma versão do Android extremamente modificada, com uma interface lembrando uma espécie de Windows 10 “Mobile Edition”. E os apps da companhia estarão lá, principalmente os que são voltados para empresas, como Power BI, Azure, Teams e outros.
Neste sentido, ao menos em uma primeira abordagem, a empresa abriu mão do Bing e apps associados. Quem vai controlar a pesquisa do Duo é o Googlle Web Services, incluindo a pesquisa, Maps, YouTube e, claro, a loja de aplicativos.
Microsoft + Google vs Apple
Vários relatórios de mercado recentes apontam a supremacia da Apple, com o iPhone e iPad, no segmento corporativo; primeiro, ganhando terreno sobre o BlackBerry e, depois, sobre o Android. Este foi, possivelmente, o motivo que fez a Google desistir dos tablets Pixel, em junho passado.
Embora Microsoft e Google dominem o mercado doméstico, com o Windows e o Android, o segmento corporativo sempre é visado pela sua alta lucratividade.
Veja o vídeo de introdução do dispositivo e perceba como as aplicações de escritório são ressaltadas:
O Surface Duo é a possibilidade que as duas companhias têm de se reaproximar dos executivos: “matar dois coelhos com apenas uma cajadada”.
Categorias