Após tantos desentendimentos com o governo estadunidense, a Huawei está decidida em implementar um ecossistema próprio, sem amarras americanas. Para reafirmar a decisão — e alívio dos consumidores — um protótipo do Huawei Mate 30 Pro foi fotografado e, felizmente, rodando uma versão do Android; mas não o que conhecemos.
Trata-se da distribuição open source do Android (AOSP), livre de influências da Google e de seus aplicativos nativos. Sua interface na fotografia parece ser bem semelhante ao Android que conhecemos, mas por se tratar de um protótipo, esse visual deve mudar.
Mate 30 Pro was photographed in the street.
— Ice universe (@UniverseIce) September 12, 2019
From Weibo pic.twitter.com/YyAhWCvdhi
A adoção do AOSP era algo esperado por muitos consumidores, visto que se trata de uma versão mais “pura” do Android. No entanto, provavelmente a Huawei não deixará de lado sua EMUI 10 para a customização e ferramentas do dispositivo.
Portanto, para os fãs da EMUI, tal notícia é um alívio, visto que a próxima geração do Huawei Mate 30 Pro não trará mudanças drásticas na experiência de uso do aparelho. As únicas diferenças seriam a ausência de aplicativos nativos da Google — que poderão ser baixados facilmente, segundo a fabricante chinesa — e a ausência de login inicial com conta Google.
A Huawei e os Estados Unidos
A situação espinhosa entre o governo norte-americano e companhias da China já se arrasta há alguns meses. Recentemente, o presidente Donald Trump retornou com suas acusações de espionagem e criou novos entraves comerciais contra a fabricante de smartphones.
Tais sanções resultaram em movimentos do público, rejeição de produtos americanos na China e reação de companhias de tecnologia norte-americanas, afetadas pela confusão.
Exemplo disso foi a resposta do presidente da Microsoft, Brad Smith, acusando o Trump de ser “antiamericano”. Segundo Smith, o presidente deveria expor os reais motivos do bloqueio comercial com a Huawei e explicar as inconsistências encontradas no processo.
Outra iniciativa da fabricante também é incluir seu próprio sistema operacional, HarmonyOS, nos seus dispositivos e criar um ecossistema próprio a partir do próximo ano (2020).
O anúncio do Huawei Mate 30 Pro pode finalmente revelar o próximo capítulo dessa novela. Não deixe de conferir outras notícias sobre o aparelho!
***
Quer dominar qualquer aparelho celular e se sobressair no mercado? Saiba mais aqui.
Fontes