A Apple lançou os Memojis faz algum tempo. Os rostos cartunescos — e animalescos — fizeram sucesso entre os usuários de iPhone. Agora, a chinesa Xiaomi apresentou aos usuários uma versão própria, chamada de Mimoji.
Os avatares baseados em realidade aumentada seguem um padrão bem similar aos já apresentados pelo Apple, o que vem levantando rumores sobre um novo processo de direito autoral na mídia chinesa e norte-americana. Os avatares da Xiaomi estariam seguindo o mesmo estilo artístico, cores e expressões trazidas pela Apple.
A Apple não tem o registro do conceito de avatares virtuais, nem a marca “Memoji”
O Engadget nota que a Xiaomi já oferecia rostos antropomórficos faz um tempo, mas as expressões humanas via realidade aumentada chegaram apenas nos Xiaomi CC9, lançados recentemente. Por outro lado, o VentureBeat deixa claro que a Apple não tem o registro do conceito de avatares virtuais, nem a marca “Memoji”. Por isso, a afirmação de que a Xiaomi estaria “roubando” propriedade intelectual não seria de toda verdade.
Sobre o caso, a Xiaomi está atenta e “pegando pesado”: em declaração, a empresa deixa claro que não está copiando a Apple. Ela ainda estaria ameaçando com processos pessoas que espalharem rumores como estes [segundo a empresa chinesa, seria “boateiros”], diz o GizmoChina.
Categorias