A Google foi uma das primeiras a investir em um gadget pronto para explorar as possibilidades da realidade aumentada (RA). Entretanto, os problemas de privacidade, posicionamento comercial e a própria tecnologia, que não época não estava madura o suficiente, mudaram bastante a ideia inicial. Agora, em um cenário cada vez mais propício para o desenvolvimento no setor, a companhia lança uma nova versão de seu Google Glass, atualmente focado para o setor empresarial.
O design continua o mesmo e busca a simplicidade, com um dispositivo tão leve e fácil de usar como óculos. O processador mudou, agora é o Snapdragon XR1, criado justamente para atender as necessidades da RA e da realidade virtual (RV). Segundo a companhia, com isso, o headset pode incorporar “visão computacional e recursos avançados de aprendizado de máquina”.
A Google inclui novas medidas de segurança, em parceria com a Smith Optics; aumentou a bateria e atualizou todos os componentes — a câmera está mais precisa e a recarga foi agilizada. O sistema operacional continua sendo oAndroid, com o suporte para o Android Enterprise Mobile Device Management.
Preço pode ajudar a popularizar o gadget
Como já dito, o “Glass Enterprise Edition 2” é destinado aos profissionais que precisam ficar com suas mãos livres enquanto consultam informações, a exemplo de cirurgiões ou operários de fábricas que lidam com mecanismos complexos. Embora não seja tão barato quanto “Explorer Edition”, a original, que custava US$ 1,5 mil, esse novo modelo, a US$ 999 pode ajudar a popularizar a ferramenta.
A companhia atualmente já aproveita muito de sua pesquisa em RA com o app Lente do Google (ou Google Lens). Caso a empresa consiga superar os problemas de privacidade e funcionalidade que travaram o projeto original, pode ser até que vejamos uma opção para o consumidor final em um futuro breve — afinal, a Microsoft e outras concorrentes estão de olho nesse nicho faz tempo e com a chegada do 5G pode ser que tenhamos uma invasão de aparelhos como esse por aí.
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