Uma falha grave no leitor de digitais do Nokia 9 PureView pode deixar informações pessoais guardadas no aparelho desprotegidas. Como mostraram alguns usuários afetados pelo problema, a biometria do celular pode ser facilmente enganada, liberando o acesso para pessoas que não foram registradas ou até mesmo para um pacote de chiclete.
Um vídeo publicado no Twitter mostrando a falha de segurança foi compartilhado pelo youtuber TechAltar, o que acabou chamando atenção para o caso. Os relatos indicam que a falha começou após a HMD Global lançar uma atualização que pode ter alterado o funcionamento do leitor de digitais.
Video of the fingerprint sensor unlocking phone with a packet of chewing gum and someone else's finger pic.twitter.com/jwY4ZG7uCh
— Decoded Pixel (@decodedpixel) 21 de abril de 2019
Nas respostas ao tweet, algumas pessoas disseram conseguir desbloquear o smartphone com o dedo enrolado em uma camisa enquanto outros afirmaram que agora o celular libera o acesso para qualquer um que encostar o dedo na tela. Procurada pelo youtuber, a empresa disse que estava investigando a situação e deve se pronunciar em breve.
Quando foi anunciado, o Nokia 9 PureView chamou atenção pelo conjunto de cinco câmeras traseiras. No entanto, as análises do aparelho apontaram que o sensor de digitais dele era muito lento e poderia não funcionar corretamente. Parece que a empresa tentou corrigir o problema via atualização de software, mas acabou piorando a situação.
Fontes
Categorias