[Atualização 10h02] Começaram a surgir relatos de que alguns clientes da TIM com Android também tiveram o mesmo problema, contudo, a imensa maioria dos relatos envolve clientes TIM com iPhone. Abaixo, segue a notícia original.
[Atualização 13h00] A notícia foi atualizada para incluir o posicionamento oficial da TIM.
Muita gente que programou o iPhone para despertar hoje cedo após um fim de semana prolongado graças ao feriado da última sexta (12) dormiu uma hora a menos. Isso porque alguns aparelhos da Apple se apressaram e adiantaram o relógio para o horário de verão, “comendo” 60 minutos de sono de muita gente.
Muita gente foi ao Twitter reclamar e o problema aparentemente atingiu apenas clientes da operadora TIM. Um usuário afirmou que o problema estava na Identidade de Rede e Fuso Horário da empresa, o serviço responsável por identificar a localização e o fuso horário de uma pessoa.
#NITZ #fusohorario #TIM
— Pablo Alessandre (@PabloAlessandre) 15 de outubro de 2018
Bom dia pra vc que acordou UMA HORA ANTES por causa de um erro da TIM. ??
Aqui em Bragança Paulista (SP) deu pau na “Identidade da Rede e Fuso Horário” (NITZ) da TIM.
Esse serviço é responsável por informar qual é a sua localização e fuso horário.
Eu levei um susto agora quando olhei no celular e já eram 01h da manhã...
— Leandro Almeida (@drodalp) 15 de outubro de 2018
O iPhone deu a louca e adiantou uma hora.
Sozinho.
E o horário de verão tem um mês pra começar ainda.
Com quem mais isso aconteceu?
Bom dia pra quem tá morrendo de sono por ter acordado uma hora mais cedo graças ao iPhone ter atualizado sozinho para o horário de verão..
— Malu (@malupetrillo) 15 de outubro de 2018
e o iPhone que adiantou 1h achando que era horário de verão???? sai do banho surtadissimo achando q tinha perdido noção de tempo
— q mario? (@TomarioLand) 15 de outubro de 2018
Perdi 1 hora de sono, meu iPhone que horário de verão mais cedo porém eu digo NAAAAAO
— LARISSA MANOELA (@larimanoela) 15 de outubro de 2018
iphone adianto horario de verão só deu eu chegando 5:40 da manhã na escola pqp
— maria (@DudaNobregaaa) 15 de outubro de 2018
Usuários de Android que são clientes TIM também estão relatando problemas com o fuso horário do relógio. Aparentemente, foi um problema da atualização automática do relógio vindo da operadora.
— .raphael ?? (@rapho_) 15 de outubro de 2018
Pelo visto foi um problema com a TIM só - meu iPhone tá com SIM da Vivo e não foi afetado, mas meu iPad com TIM foi (e vi uns relatos de Android também)
— Felipe Cepriano (@felipecn) 15 de outubro de 2018
A TIM informou em comunicado na tarde desta segunda que o problema já foi corrigido. "A TIM informa que no dia de hoje (15/10) alguns modelos de smartphones tiveram o relógio adiantado erroneamente em uma hora por uma ocorrência de sistema", informa a empresa. "As ações corretivas já foram tomadas para a normalização do relógio. A TIM lamenta o ocorrido e pede desculpas aos seus clientes pelo inconveniente."
Originalmente programado para o terceiro domingo de outubro (21), neste ano o início do horário de verão foi adiado primeiro para não atrasar a apuração dos resultados do segundo turno das eleições, em 28 de outubro, e, depois, para não dar problemas com os horários de realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcadas para os dias 4 e 11 de novembro.
Assim, a mudança oficial de horário começa no dia 18 de novembro e vai até o terceiro domingo de fevereiro, dia 17.
Como corrigir?
Para mudar a hora do seu aparelho, faça o seguinte:
1. Acesse as configurações do sistema em "Ajustes" e vá em Geral > Data e Hora
2. Lá, desmarque a opção "Automaticamente" e, caso o problema persista, selecione a opção "Fuso Horário" e defina manualmente a sua localização.
Ao confirmar essa operação, o relógio do smartphone da Apple deve retornar ao horário correto — para saber o horário correto em sua região, busque por "hora certa" no Google.
Categorias