Apresentada aos usuários com o lançamento da primeira versão de testes do Android Pie, a navegação por gestos do sistema da Google será a única forma de interação disponível para quem comprar um Pixel 3 ou Pixel 3 XL. Essa informação foi confirmada pela própria empresa através de um tweet publicado no perfil oficial Made by Google.
A mensagem foi dada como resposta a um usuário, que perguntou se a navegação por gestos do Pixel 3 poderia ser desativada, assim como pode ser feito no Pixel 2. A resposta do Google foi a seguinte: “Olá! O Pixel 3 apresenta um novo padrão que representará a navegação em todos os celulares com Android daqui para a frente. Mesmo sendo difícil se adaptar e mudar para o novo padrão, acreditamos que esse é um padrão de navegação melhor e que deixa a experiência de mudar de aplicativo mais rápida”.
Hi! Pixel 3 introduces a new pattern that will represent navigation on all Android phones going forward. While change & adapting to new patterns is hard, we believe it's a better navigation pattern & makes app switching a faster experience.
— Made by Google (@madebygoogle) 9 de outubro de 2018
Apesar dessa declaração, sabemos que a natureza aberta do Android permite que as fabricantes modifiquem quase todos os aspectos visuais do sistema operacional. Sendo assim, é bem provável que algumas empresas prefiram manter os tradicionais três botões com os quais centenas de milhões de usuários já estão habituados.
Uma das principais vantagens da navegação por gestos é que ela aumenta o espaço aproveitável da tela, pois remove a necessidade daquela fileira de botões inferiores. No caso do Android, os gestos são feitos a partir de um botão em formato de pílula que deve ser puxado para cima caso queira ir à página inicial ou arrastado para a direita para acessar outros aplicativos abertos.
Fontes
Categorias