Uma falha encontrada em alguns modelos do iPhone Xs e do iPhone Xs Max impede que os smartphones da Apple carreguem a bateria quando são conectados à tomada depois de certo tempo de inatividade. Embora ainda não tenha sido confirmado pela fabricante, o problema foi documentado em um vídeo do canal Unbox Therapy no YouTube, além de relatado no fórum oficial da Apple e na comunidade do site Mac Rumors.
De acordo com o vídeo, os celulares simplesmente não começam a carregar quando são conectados enquanto estão com a tela desligada. É preciso que o usuário toque duas vezes no visor ou interaja com o dispositivo de alguma outra maneira para reconhecer que o cabo Lightning está conectado e começarem a carregar.
Outras variações desse problema são ainda piores. Pelo menos um dos smartphones testados no vídeo não podia ser utilizado depois que estava conectado ao carregador, deixando de responder aos comandos até que fosse desconectado. Outro iPhone Xs Max até funcionava, mas precisava ser conectado enquanto estava com a tela ligada para começar a carregar. Você pode ver abaixo o vídeo completo, em inglês, reproduzindo as falhas.
Ainda não está claro se esse é um problema na fabricação dos novos modelos de iPhone ou apenas uma falha de software que pode ser corrigida através de uma atualização do iOS. Alguns usuários relatam que resolveram o problema ao ir em “Ajustes”, “Touch ID” e habilitar a opção de “Acessórios USB” nas configurações do dispositivo, mas outros não tiveram a mesma sorte.
Até o momento da publicação desta notícia, a Apple ainda não havia confirmado a existência do problema ou revelado se está trabalhando em uma solução. Dado o alcance que as publicações sobre a falha vêm alcançando, a expectativa de muitos donos dos novos iPhone Xs e Xs Max é de que a empresa se pronuncie em breve.