Em um mundo em que a própria Google abandonou o Android no reino dos tablets, a insistência da Samsung em manter essa categoria de aparelhos viva é no mínimo impressionante. A empresa lançou recentemente o seu mais novo dispositivo nessa categoria, o Galaxy Tab S4, mas parece que os primeiros reviews desse aparelho na imprensa especializada não são efetivamente positivos.
As pessoas que testaram o novo produto da Samsung concordam que trata-se de um bom dispositivo, especialmente por ser um tablet Android, mas o maior ponto de crítica é o fato de ele parecer uma coisa datada, mesmo tendo acabado de chegar ao mercado. E isso não se refere apenas ao fato de as especificações do aparelho serem do ano passado, mas sim pelo fato de o aparelho da Samsung não conseguir acompanhar a concorrência em 2018.
Com aparelhos com o Surface Go recebendo análises positivas por toda parte, e com o iPad Pro ainda sendo “o tablet a ser batido pela concorrência”, o aparelho da Samsung não parece oferecer o bastante. Mesmo tablets com Chrome OS parecem competir melhor do que o Galaxy Tab S4 nesse mercado.
Por exemplo, o PhoneArena destaca que o modelo da Samsung tem alto-falantes AKG, mas que achou a qualidade do som “bastante decepcionante”, especialmente na comparação com o iPad Pro. O veículo também critica a precisão do leitor de íris da Samsung, que no tablet parece não funcionar tão bem.
O pessoal do Android Police, por sua vez, teceu críticas ao modo laptop do tablet, o qual a Samsung anuncia como grande recurso do produto, caso você compre a capa que também vira teclado. A publicação explica que, com esse acessório, o Tab S4 fica mais estável no colo do usuário do que um iPad Pro com sua capa dedicada, superando inclusive os dispositivos da linha Microsoft Surface.
Um notebook terrível
Contudo, a experiência de digitação foi duramente criticada, e o fato de não ser possível usar dos dedos para trabalhar com a interface em modo Dex foi considerada frustrante. Em resumo, o Android Police classifica o Tab S4 como “um notebook terrível”.
O Engadget também criticou o tablet, comentado que o pacote como um todo, era a “realização de um sonho, mas que acabou sendo um pesadelo”. O preço do dispositivo também não ajuda. Ele custa nos EUA US$ 650 (R$ 2,4 mil) e não entrega o mesmo que seus concorrentes mais baratos conseguem oferecer.
Como a Samsung é uma das últimas empresas ainda produzindo novos tablets Android para o mercado, e o Tab S4 é o melhor aparelho da marca, essas primeiras impressões negativas sobre o aparelho da coreana podem acabar prevendo basicamente o fim de toda a categoria dos tablets que rodam o simpático Robô.
Fontes
Categorias