Se você é um entusiasta do universo mobile há algum tempo, deve se lembrar de quando a Motorola apresentou o Atrix, em 2011. O dispositivo chamou a atenção por ser um dos primeiros a trazer leitor de digitas e um potente processador dual-core, apesar de não ter tido grande sucesso comercial.
Seu principal destaque, porém, ficava por conta de um dock chamado Lapdock ao qual o aparelho podia ser acoplado para “se transformar” em um notebook. Agora, em 2018, surgem rumores de que a Motorola estaria trabalhando em uma nova iniciativa do tipo: um Moto Snap para o Moto Z capaz de criar uma experiência de desktop a partir do smartphone.
Lapdock do Motorola Atrix, lançado em 2011.
Além da Motorola, a Canonical (Ubuntu) e a Microsoft já tentaram fazer algo assim, mas não deu muito certo. Quem obteve sucesso mesmo foi a Samsung, que lançou o DeX Station no ano passado para ligar os seus dispositivos de ponta a um monitor e, com isso, “transformar” o portátil em um computador de mesa.
A possível nova iniciativa da Motorola foi antecipada no Twitter pelo vazador Evan Blass, famoso por acertar muitas previsões e vazamentos do mundo mobile. Ele publicou uma imagem do que seriam capturas de tela desta “versão desktop” do Android rodando em um Moto Z e falou sobre a existência de um snap chamado Moto ModBook.
Remember the Motorola Atrix lapdock? The concept may still have some life at Lenovo, where a graphic designer was apparently collaborating on an Android desktop UI/UX for a product referred to as the Moto ModBook (note the Z2-era wallpaper)... pic.twitter.com/zhnRLwavy7
— Evan Blass (@evleaks) 8 de agosto de 2018
“Lembra do lapdock do Motorola Atrix?”, pergunta Blass. “O conceito pode ainda estar vivo na Lenovo, onde um design gráfico aparentemente colaborou em uma interface de usuário/experiência de usuário desktop com Android para um produto referenciado como Moto ModBook.”
Quem sabe a Lenovo/Motorola tenha uma surpresa na manga para apresentar no ano que vem junto da quarta geração do Moto Z.
Fontes