Isso não é exatamente uma novidade, mas aconteceu novamente: a App Store conquistou mais uma vez uma receita global equivalente a quase o dobro que sua rival, a Play Store — que, por outro lado, segue na frente quando falamos em volume de downloads. As duas juntas movimentaram US$ 34,4 bilhões no primeiro semestre e lideram a reação do setor em relação a 2017, de acordo com o levantamento feito pelo Sensor Tower.
A Apple registrou US$ 22,6 bilhões de vendas com apps, um crescimento de 26,8% sobre a temporada passada, quando obteve US$ 17,8 bilhões no mesmo período. Já a Google conseguiu US$ 11,8 bilhões, uma alta de 29,7% em relação aos US$ 9,1 bilhões do ano anterior. Os softwares mais baixados foram os da Netflix, Tinder e Tencent Video.
Entre as razões para essa diferença estão vários fatores, especialmente o costume histórico que os usuários de Android têm de gastar menos — com tíquete médio superior dos clientes de iOS — e o fato de haver várias outras lojas em que os consumidores podem obter suas compras, a exemplo da Amazon Appstore ou da Samsung Store. Além disso, a Play Store não está presente no gigantesco mercado digital da China.
Já com relação ao número de downloads, o quadro se inverte. Do total de 51 bilhões realizados no primeiro semestre deste ano — que representa um aumento de 11,3% em relação a 2017 —, a Apple foi a fonte para 15 bilhões desse bolo, enquanto 36 bilhões foram realizados junto à Google, que assim aponta um crescimento de 10,6%.
Os aplicativos “campeões de audiência” vieram todos do Facebook: em primeiro lugar está o WhatsApp, seguido do Facebook Messenger, Facebook e Instagram.
App Store também fatura mais com games no primeiro semestre
O setor mobile de games também pode comemorar, pois, de acordo com o Sensor Tower houve um alta de 19,1% em relação ao primeiro semestre do ano passado, com total de US$ 26,6 bilhões de vendas em ambas as maiores plataformas de venda. A App Store ficou com US$ 16,3 bilhões, enquanto a Play Store abocanhou US$ 10,3 bilhões.
Os três títulos que mais renderam grana foram Honor of Kings, da Tencent; Monster Strike, da Mixi; e Fate/Grand Order, da Sony Aniplex.
Com relação aos downloads, o volume da Google é muito superior, com 15 bilhões, diante de 4,5 bilhões da Apple, em um total de 19,5 bilhões, que representa crescimento de 11,2% sobre o mesmo período do ano passado. A companhia de Mountain View pode comemorar +10,3% em relação a 2017 e, ainda que esteja bem atrás nesse quesito, a App Store melhorou bastante, com +14,1%
Os mais baixados foram PUBG Mobile, da Tencent; Helix Jump, da Voodoo; e Subway Surfers, da Kiloo.
Fontes
Categorias