Quais os apps mais populares no Brasil? Normalmente um levantamento levaria em conta o número de downloads feitos por usuários no país. A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box realizou uma abordagem diferente e decidiu contabilizar quais são as opções mais recorrentes na tela inicial dos smartphones — afinal, é ali que ficam os que mais costumamos utilizar, devido ao acesso rápido.
As primeiras edições do estudo foram realizadas em abril de 2015 e desde então elas costumam apontar os softwares mais comumente encontrados na Home a cada seis meses. Agora, os resultados foram categorizados de acordo com um Radar de Popularidade. Veja a ilustração abaixo com os 20 aplicativos mais acessados e confira as explicações na sequência:
No alto ficam os de uso massivo, encontrados na tela inicial de 30% ou mais dos smartphones brasileiros: sem surpresa, WhatsApp, Facebook e Instagram são os campeões de audiência
A segunda faixa conta com os que registram de 10% a 29% de presença na home: Facebook Messenger, Uber, YouTube, Caixa e Banco do Brasil
A terceira, de 4% a 9%: Netflix, Twitter, Gmail, Chrome, Bradesco, Itaú e Spotify, Waze e Nubank
E a final, de 2% a 3%: Mercado Livre, OLX, Snapchat, Google, Outlook Mail, Meu Tim, Meu Vivo, Minha Oi, Candy Crush, Pinterest, Telegram, Cartola FC, Facebook Lite, Duolingo, Dotz, Google Maps, iFood, Santander Way, Skype, Wish e Yahoo Mail
As entrevistas foram realizadas em abril deste ano, junto a 1.931 internautas e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
Apps de gestão de dados estão em alta
Mensageiros, redes sociais e utilitários estão entre os mais presentes na tela inicial e os únicos jogos que figuram na lista são o Candy Crush e o Cartola FC. O que chama atenção é a presença do Meu Vivo, Meu Tim e Minha Oi, três apps que não apareciam nos levantamentos anteriores e agora estão entre os mais acessados.
Vale destacar também a ascensão da Caixa, Twitter, Nubank e Mercado Livre, que apresentaram alta em relação ao período anterior.
Categorias