Mantendo a tradição da linha Galaxy A da Samsung, o A8+ traz um gostinho dos recursos avançados dos aparelhos da coreana para a linha de intermediários premium da empresa. Nessa geração, o aparelho teve seu visual renovado e agradou em vários pontos, mas também deixou a desejar em alguns outros. Se você está querendo ir direto ao ponto e saber tudo o que o celular tem de pior e de melhor, então continue lendo.
Contra 1: preço ainda elevado
Como a maioria dos intermediários premium, o principal ponto negativo do A8+ é o preço. Aqui no Brasil, o aparelho está sendo vendido oficialmente por R$ 2,4 mil no site da Samsung, mas também pode ser encontrado por valores a partir de R$ 2 mil em varejistas online. Não chega a ser um preço de top de linha atual, mas ainda é caro o suficiente para torná-lo menos tentador que celulares de ponta do ano passado que estão mais ou menos na mesma faixa, como Moto Z2 Force, LG G6 e Galaxy S8.
Contra 2: Android desatualizado
O A8+ foi lançado trazendo de fábrica o Android em sua versão Nougat com a modificação da Samsung Experience 8.5, que é a mesma que veio no Galaxy S8. O problema aqui é que além de o intermediário ter saído muitos meses depois do top de linha, ele não recebeu uma atualização para o Oreo até agora – diferentemente do seu irmão mais caro. Aí, por mais que o sistema não possa ser considerado ruim, ele continua defasado e sem receber várias melhorias.
Contra 3: selfies noturnas apenas ok
Com duas câmeras frontais, a selfies são um ponto importante no Galaxy A8+. Com isso em mente, o resultado das fotografias noturnas com os sensores frontais ficou abaixo do desejado. As selfies tiradas em lugares escuros tendem a sair com bastante ruído e o foco dá umas vaciladas de vez em quando. As imagens ainda quebram um galho e o flash na tela ajuda um pouco, mas a qualidade está longe de ser ideal.
Contra 4: ressalvas em fotos em vídeos
Fora as selfies noturnas, as câmeras do A8+ têm mais duas ressalvas ocasionais. A primeira é que, na hora de tirar fotos no pico de dias de sol muito forte, o modo automático da câmera pode exagerar a exposição e deixar tudo claro demais tanto nas lentes frontais quanto na traseira. Isso é raro de acontecer e fácil de evitar se você prestar atenção, mas vale mencionar.
A segunda ressalva é na hora dos vídeos. Em geral, o celular faz boas gravações em Full HD e tem uma estabilização legal. No entanto, ocasionalmente o aparelho acaba dando umas “engasgadas” inexplicáveis que podem estragar o resultado da filmagem.
Contra 5: uso inadequado do nome Display Infinito
O Galaxy A8+ é o primeiro intermediário da Samsung a ter o novo padrão de formato da tela, em proporção de 18,5:9. O problema é a empresa decidiu que isso é o suficiente para dizer que o celular segue o mesmo conceito de Display Infinito que estreou no S8. Por mais que o intermediário tenha um design bonito e moderno, a falta da tecnologia Edge no vidro torna o impacto visual do aparelho bem menor, com bordas mais visíveis até nas laterais. Não é uma falha grave, mas pode acabar confundindo os mais desavisados.
Pró 1: design caprichado
Independentemente de o A8+ ter um Display Infinito ou não, o fato é que o design dele é uma evolução para a linha. O corpo é de vidro na frente e atrás e de metal nas laterais, e tem um acabamento elegante que realmente deixa o celular bonito. O formato esticado de tela faz ele ter aquela carinha moderna de um smartphone recente e a pegada é boa, de um dispositivo que não é grande demais. Fora isso, ele continua sendo resistente a água e poeira com certificação IP68 e vem até com uma capinha na caixa para os desastrados de plantão.
Pró 2: tela excelente
O Galaxy A8+ tem um painel Super AMOLED de 6 polegadas com resolução Full HD+. Com esse conjunto, o aparelho consegue oferecer uma experiência excelente de visualização, com detalhes ricos, cores vivas e destacadas, pretos profundos e brilho forte. Você vai poder curtir vídeos, jogos e o que mais quiser sem problemas em qualquer lugar, mesmo sob sol forte.
Pró 3: bateria das boas
A bateria já era um ponto forte da geração anterior da família Galaxy A, e no A8+ a Samsung continua mandando bem com reservas de 3.500 mAh. No nosso teste de stress, com reprodução contínua de um vídeo no YouTube com o brilho da tela no máximo, isso foi o suficiente para que o consumo do aparelho permitisse ótimas 12 horas e meia de consumo de conteúdo antes de ficar sem força.
No cotidiano, o resultado também foi muito bom, com o aparelho aguentando um dia inteiro de uso relativamente intensivo. Fora isso, basta 1 hora e 40 minutos para que a bateria vá de zero a 100% com o carregador que vem na caixa.
Pró 4: fotos boas em geral
Tirando as ressalvas que fiz mais acima, o Galaxy A8+ consegue mandar bem na hora das fotos em geral. As imagens da câmera traseira saem com bom nível de detalhes e cores bem definidas tanto de dia quanto de noite, e as selfies diurnas também ficam muito boas. O sistema duplo na frente permite usar a lente de ângulo maior para facilitar fotos em grupo e oferecem a função de foco dinâmico nas suas selfies para que você possa escolher a intensidade do desfoque do fundo antes de bater as fotos, ou editar esse detalhe depois.
Pró 5: hardware na medida
Por dentro, o Galaxy A8+ tem tudo o que esperamos de um bom intermediário. Ele vem com o processador octa-core Exynos 7885, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, que pode ser expandido com um cartão micro SD sem você ter que abrir mão de um segundo SIM card. Com tudo isso, ele tem poder de fogo mais que o suficiente para rodar todos os aplicativos que você quiser, contando até games pesados como PUBG Mobile e Free Fire.
-----
E aí, o que você achou dos prós e contras do Galaxy A8+? Mande a sua opinião nos comentários abaixo. Se quiser comprar um, confira os links a seguir para encontrar o melhor preço para ele. Clique aqui e instale a extensão do TecMundo Descontos para o Google Chrome para pagar o mínimo possível em vários produtos.
Opções de compra
- Samsung Galaxy A8 : https://goo.gl/143RH2
- Samsung Galaxy A8+ : https://goo.gl/D5EdAs
- Moto G6 Plus : https://goo.gl/f9uzod
- Zenfone 4: https://goo.gl/cQc76z
- Moto Z2 Force: https://goo.gl/JtPQnS
- LG G6: https://goo.gl/4dG9i4