A fabricante chinesa Vivo chamou bastante a atenção durante a MWC 2018 com um conceito de smartphone chamado APEX FullView, que tinha quase 100% da parte frontal ocupada pela tela. Uma das maneiras de conseguir isso foi escondendo a câmera de selfie, que fica dentro do corpo do aparelho e só aparece quando você abre algum aplicativo de fotografia.
Pois ao que tudo indica, a empresa chinesa não foi a primeira a ter essa ideia. Uma patente da Essential Products, companhia responsável pelo Essential Phone, datada de maio de 2016 mostra um conceito muito semelhante ao da Vivo. Um link para o documento foi publicado no Twitter por Andy Rubin, criador do Android e fundador da Essential, em resposta a outro usuário.
Câmera escondida mostrada na patente da Essential.
A patente está registrada com o título “Aparatos e métodos para maximizar a área da tela de um dispositivo móvel”, em tradução livre. Outra implementação mostrada é parecida com o provável visual do Xiaomi Mi Mix 2S, com a câmera colocada em um dos cantos superiores e integrada à barra de notificações. A ideia é que ela funcione também como um botão de atalho para abrir o aplicativo da câmera.
Esquema mostra conceito de câmera frontal semelhante ao que provavelmente será visto no Xiaomi Mi Mix 2.
Apesar de terem sido feitos em 2016, não é possível afirmar se a Essential pretende mesmo utilizar algum dos conceitos na segunda versão do smartphone. No fim das contas, a companhia acabou usando o famoso entalhe para a câmera frontal, que mais tarde foi popularizado pela Apple com o iPhone X.
Fontes
Categorias