A companhia chinesa Huawei ultrapassou a Apple e se tornou a segunda maior vendedora de smartphones, aponta o relatório da Counterpoint Research. Segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (6), a empresa vendeu mais do que a Maçã nos meses de junho e junho de 2017, e provavelmente deve ter repetido o feito ao longo do mês de agosto, que não foi incluído nesse relatório.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Para o diretor de pesquisa da Counterpoint, Peter Richardson, o crescimento significativo da empresa asiática ao longo dos últimos quatro anos se deve a múltiplos fatores. “A escala global alcançada pela Huawei pode ser atribuída aos seus investimentos consistentes em pesquisa e desenvolvimento e manufatura combinados com marketing agressivo e expansão dos canais de venda”, afirma o especialista.
Huawei ultrapassa a Apple e se torna a segunda maior fabricante de smartphones do mundo nos meses de junho e julho de 2017
Contudo, o analista faz algumas ressalvas quanto ao cenário atual. Além de ressaltar que o fim de ciclo do iPhone contribui para a queda de suas vendas (afinal, o iPhone 8 será lançado neste mês), ele destaca também a ainda baixa presença da Huawei em mercados significativos.
“A fraca presença nos mercados sul-asiáticos, indiano e norte-americano limita o potencial da Huawei em curto e médio prazo para sustentar o segundo lugar atrás da Samsung”, registra Richardson. “A Huawei é superdependente de seu mercado natal na China, onde ela desfruta de uma posição de liderança, e de papeis centrais em mercados da Europa, América Latina e Oriente Médio.”
A força das chinesas
O relatório da Counterpoint destaca ainda que a força das empresas chinesas não pode ser desconsiderada por todo o ecossistema mobile. “As marcas chinesas, com a sua posição dominante em mercados-chave, como China, Europa, Ásia e América Latina, restringiu a perspectiva de crescimento de marcas líderes globais como Samsung e Apple”, declara o analista Tarun Pathak.
Ainda na avaliação do diretor associado do instituto responsável por essa análise, isso se deve a uma combinação de fatores que vão além de questões como design, capacidade de fabricação e recursos de ponta, “mas também por superar os rivais em canais de venda, marketing e estratégias de promoção.”
iPhone ainda domina
Apesar de ter perdido a segunda posição para a Huawei nos meses de junho e julho, a Apple ainda “domina” o mercado por meio do iPhone 7, o smartphone mais vendido do mundo durante o mês de julho. De todas as vendas do período, 4% delas fora do modelo básico da geração atual do dispositivo.
Smartphones mais vendidos em julho de 2017
Em segundo lugar, veio o iPhone 7 Plus, com 2,9%. Fecha o pódio o Oppo R11, com 2,1% das vendas no sétimo mês de 2017. Principal rival do iPhone, o Galaxy S8 ficou apenas com a quinta posição, com 1,8% das vendas, enquanto o seu “irmão maior”, o Galaxy S8+, ocupou a sétima colocação, com 1,7% — apenas 0,1 ponto percentual a mais do que o iPhone 6.
Fontes
Categorias