(Fonte da imagem: Dell)
A Dell World 2013 trouxe grandes novidades para os produtos da empresa, mas eles não foram as únicas estrelas do evento. Durante o keynote de abertura, Michael Dell recebeu uma visita ilustre: o empresário, inventor e "Tony Stark" nas horas vagas Elon Musk, que subiu ao palco e comentou um pouco sobre inovação e o poder que a informação nos proporciona hoje.
Elon Musk é um dos fundadores do PayPal e atualmente é dono de duas empresas que fizeram muita gente repensar o seu jeito de enxergar os negócios. De um lado, a Tesla Motors, que fez do carro elétrico uma realidade. Do outro, a SpaceX, uma fábrica de espaçonaves e transporte espacial.
Cmoo não poderia deixar de ser, Elon Musk entrou no centro de convenções em um Tesla Model S, um dos veículos elétricos mais populares de sua companhia e um dos que ajudaram a empresa a dominar quase 10% do mercado de automóveis nos Estados Unidos.
Musk começou falando de como a informação é importante nos dias de hoje. Segundo ele, qualquer pessoa online hoje tem mais informação que o presidente da república tinha há 30 anos. E isso só é possível por causa da internet.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Ele também comentou de onde veio a ideia da criação de um carro elétrico. Segundo Musk, a inspiração veio de um filme chamado "Quem Matou o Carro Elétrico?": Um documentário que relata o desenvolvimento, a comercialização e a retirada do mercado de carros elétricos da GM.
É preciso tentar todos os dias
Mas e como é possível alguém conseguir criar empresas capazes de reinventar modelos de tecnologia, quebrando tantos paradigmas? Musk brinca e diz que é bom em convencer pessoas a fazer o que ele quer. Mas também diz que leva o crédito de muita coisa incrível que é desenvolvida por sua talentosa equipe e diz que, se você tem uma equipe talentosa, essa empresa será capaz de fazer muitas coisas impressionantes.
Segundo ele, não é somente o dinheiro o fator fundamental. Isso porque sempre existiram milionários e investidores por todo lado. Qual é a diferença, então? De acordo com Elon Musk, as pessoas limitam-se demais enquanto deverias continuar tentando: "É preciso tentar todos os dias". é um exercício mental, pensar em novas formas de se fazer as coisas todos os dias".
Elon Musk chegando para o keynote (Fonte da imagem: Dell)
Mas as empresas de Musk já passaram por dificuldades. Em 2008, quando a crise atingiu os Estados Unidos, Elon Musk conta que a Tesla estava seriamente endividada e não teria como cumprir com seus objetivos financeiros. Para resolver a situação, ele conta que investiu todas suas economias e algum dinheiro "emprestado" para salvar a empresa.
Musk diz que, com o perdão do "drama", as contas foram fechadas na véspera de Natal de 2008e a empresa foi salva. Hoje, a Tesla produz 600 carros por semana - a projeção original era de apenas 400.
Postos de combustível elétrico?
Tudo bem, os carros elétricos são econômicos e tilizam energia limpa. Mas e quanto ao abastecimento? Atualmente, a empresa tem investido nessa área também. Elon Musk conta que além dos carros, foi preciso planejar toda uma infraestrutura de abastecimento. E esses novos postos de combustível já estão surgindo por todos os lados dos Estados Unidos. Mais precisamente, uma nova estação de abastecimento é construída a cada dois ou três dias no país.
Privacidade controlada
A Tesla Motors já foi alvo de acusações com relação ao sistema de controle de seus carros. Segundo uma empresa especiaizada, os aplicativos utilizados para se conectar com o carro possuem brechas de segurança. Outra acusação foi de que a empresa poderia utilizar informações enviadas dos veículos para a central para monitorar os motoristas.
Elin Musk confirmou que sim, os carro são completamente conectados, pois isso faz parte da arquitetura dos veículos. Contudo, ele garantiu que a empresa não mantém informações privadas de seus clientes, como velocidade que os motoristas dirigem ou possíveis infrações de trânsito, por exemplo.
(Fonte da imagem: Tecmundo)
Apesar disso, o executivo afirmou que a Tesla guarda algumas informações estatísticas dos veículos, deste modo é possível entender possíveis dificuldades dos clientes em relação aos automóveis e apresentar melhorias de forma pró-ativa. Deste modo, é possível garantir que os veículos estejam sempre superando a espectativa dos clientes.
O Tecmundo viajou para Austin a convite da Dell.
Categorias