Para dar uma palhinha da experiência que seus novos produtos podem trazer aos brasileiros, a Dell realizou nesta terça-feira (14) um evento bem diferente do convencional: convidou jornalistas e influenciadores para planar em um túnel de vento ao mesmo tempo em que conheciam a linha de notebooks mais recentes da companhia. Quer dizer, as duas atividades não ocorreram simultaneamente, mas serviram para mostrar que a empresa está suando a camisa para atrair a atenção do consumidor local.
Quem abriu a apresentação foi Raquel Martins Braga, gerente de marketing da Dell Brasil, que revelou alguns dos grandes lançamentos da marca neste início de ano: os laptops da linha Inspiron 7000. Segundo a executiva, os aparelhos chegam ao Brasil para reforçar ainda mais o portfólio da empresa no setor, oferecendo recursos mais atuais, configurações que devem agradar mesmo os mais exigentes e tudo isso mantendo a mobilidade dos modelos mais compactos da casa.
Os equipamentos são pequenos, mas possuem componentes de qualidade em seu interior
Pequenos e poderosos
A ideia, de acordo com ela, é fazer com que os consumidores tenham acesso a uma nova experiência em computação móvel, com acesso a processadores Intel de 7ª geração, placa gráfica integrada, boa quantidade de memória RAM e tela Full HD. “Em geral quando se fala de características assim se pensa em equipamentos mais encorpados”, lembra a gerente. No caso dos novos produtos, no entanto, a tela com borda infinita – apenas 5 mm –, o perfil ultrafino e o design enxuto garantem que os notebooks não ocupem espaço na sua mesa ou na mochila.
O resultado disso são dispositivos com as mesmas proporções ou ainda menores que o XPS 13
Felizmente, para quem gosta de ter mais de uma opção de tamanho de tela, tanto os modelos de 14 quanto os de 15 polegadas compartilham do mesmo conceito de desempenho e portabilidade. Para manter as medidas mais enxutas, por exemplo, o aparelho com display maior dispensa o teclado numérico e fica apenas com a porção básica do componente. O resultado disso são dispositivos com as mesmas proporções ou ainda menores que o XPS 13, de 13 polegadas, lançado em 2016.
Raquel colocou o Inspiron 14 7000 e o XPS 13 juntos para mostrar a semelhança no tamanho
Tivemos a chance de brincar com os notebooks durante o evento e o tamanho realmente impressiona, ainda que o peso não permita que os dispositivos se encaixem propriamente na categoria dos levíssimos ultrabooks. É uma boa notícia, porém, que a Dell não se concentrou apenas no visual compacto. Isso porque o capricho e o equilíbrio no restante das configurações têm o seu próprio brilho na hora de arrebatar possíveis compradores.
A adição de um display IPS com resolução Full HD (1920x1080 pixels), aliada à presença de uma NVIDIA GeForce 940MX de 4 GB, por exemplo, teria tudo para drenar rapidamente a energia do gadget quando ele estiver longe da tomada, certo? A fabricante, no entanto, parece ter pensando bem no projeto dos novos notebooks, aproveitando a combinação dos eficientes chips Kaby Lake e de novas baterias de três células para garantir uma autonomia de até 10 horas antes de o kit precisar ser recarregado. Confira abaixo as especificações dos notebooks:
Especificações Técnicas – Inspiron 14 7000
- Tela: IPS Truelife de 14 polegadas
- Resolução de tela: Full HD (1920x1080 pixels)
- Sistema operacional: Windows 10
- Processador: Intel Core i5 (i5-7200U) ou Core i7 (i7-7500U) de 7ª geração
- GPU: NVIDIA GeForce 940MX 4 GB DRR5
- Memória RAM: até 16 GB DDR4 (Dual Channel)
- Armazenamento interno: HD de até 1 TB
- Armazenamento externo: cartões micro SD de até 64 GB
- Webcam: resolução HD (1280x720) e microfone digital
- Conectividade: porta USB 3.0, porta USB 3.0 com powershare, porta USB 2.0, HDMI 1.4a, leitor de cartões (SD, SDHC e SDXC)
- Recursos exclusivos: alto-falantes com processamento Waves MaxxAudio Pro, espelhamento de tela via padrão Miracast, acabamento externo em alumínio escovado (prata ou dourado)
- Bateria: 3 células e 42 WHr
- Peso: cerca de 1,64 kg
- Dimensões: 323,3 mm de largura x 227,1 mm de profundidade x 18,95 mm de espessura
Especificações Técnicas – Inspiron 15 7000
- Tela: IPS Truelife de 15 polegadas
- Resolução de tela: Full HD (1920x1080 pixels)
- Sistema operacional: Windows 10
- Processador: Intel Core i5 (i5-7200U) ou Core i7 (i7-7500U) de 7ª geração
- GPU: NVIDIA GeForce 940MX 4 GB DRR5
- Memória RAM: até 16 GB DDR4 (Dual Channel)
- Armazenamento interno: HD de até 1 TB + SSD de 128 GB
- Armazenamento externo: cartões micro SD de até 64 GB
- Webcam: resolução HD (1280x720) e microfone digital
- Conectividade: porta USB 3.0, porta USB 3.0 com powershare, porta USB 2.0, HDMI 1.4a, leitor de cartões (SD, SDHC e SDXC)
- Recursos exclusivos: alto-falantes com processamento Waves MaxxAudio Pro, espelhamento de tela via padrão Miracast, acabamento externo em alumínio escovado (prata)
- Bateria: 3 células e 42 WHr
- Peso: cerca de 2 kg
- Dimensões: 358,16 mm de largura x 246,95 mm de profundidade x 19,5 mm de espessura
Crise? Nada disso: oportunidade
Depois de conhecermos de perto a linha Inspiron 7000, Jacques Fogliarini, diretor de marketing da empresa, explicou um pouco sobre a estratégia da Dell para 2017 e o que esperar de um setor que, principalmente no Brasil, só começa a ganhar mais estabilidade agora. “Esperamos que o mercado pare cair”, brincou o executivo, explicando que trazer produtos inovadores é algo essencial para que o consumidor deixe para trás uma máquina mais antiga e faça o upgrade para um novo notebook.
“A ideia é oferecer novas tecnologias e recursos que mostrem ao cliente que vale a pena investir um pouco mais de dinheiro e trocar seu aparelho antigo. Ninguém pagaria mais apenas por pagar mais, é preciso oferecer diferenciais substanciais no equipamento”, comentou Jacques durante o bate-papo, explicando por que, mesmo em um mercado se recuperando da crise, a companhia preferiu iniciar o ano com produtos de um patamar mais elevado do que apostar em modelos de entrada.
A Dell trouxe algumas configurações da família Inspiron 7000 ao evento
A concorrência cada vez maior tem sido importante para manter o mercado aquecido e fazer com que a Dell continue focada em sua proposta de inovação
Ainda nesse assunto, o CMO afirmou que a concorrência cada vez maior por aqui tem sido importante para manter o mercado aquecido e fazer com que a Dell continue focada em sua proposta de trazer inovação ao mercado nacional – e que, no final das contas, é o consumidor quem ganha com isso. Prova disso, para Jacques, é que até há pouco tempo a Dell trazia mais equipamentos de entrada e intermediários. Agora, passa a oferecer a linha 7000 ao mesmo tempo em que atualiza o restante do seu portfólio para os CPUs de 7ª geração da Intel.
Um brinquedinho desses já está bom para você?
“Olhar o que a concorrência está fazendo melhor e buscar reforçar essas áreas também é uma maneira de se manter atualizado em um mercado que estava instável e começa a ganhar fôlego agora”, analisou. O executivo também falou como o segmento dos 2-em-1 tem se revelado uma faixa de produto bastante atrativa, reproduzindo no Brasil uma tendência que vem acontecendo lá fora há algum tempo. Para a Dell, por exemplo, os dispositivos dessa família já chegam na casa dos dois dígitos de participação e indicam crescimento.
De olho nos games e disponibilidade dos Inspiron 7000
Também presente no evento, Felipe Luiz Oliveira, responsável pelo merchandising do braço gamer da Dell, indicou que os brasileiros aficionados por jogos são bastante preciosos para a fabricante. Partindo do princípio que os computadores e acessórios gamers seguem em pleno crescimento e vão na contramão das vendas de desktops, por exemplo, que o Brasil é o 4º maior mercado nesse segmento e que a Dell é a dona da marca Alienware – com máquinas entre R$ 9 mil a quase R$ 20 mil –, fica fácil entender toda essa atratividade.
Felipe explicou que a empresa já possui notebooks bastante atualizados para esse setor – com direito a CPUs Kaby Lake, display com 144 Hz e placa de vídeo NVIDIA GTX 1080 –, e que, por conta disso, ainda não há grandes novidades para o futuro próximo. “Ainda estamos avaliando junto à matriz a estratégia global para os produtos gamers e o que pode ser interessante trazer para cá”, comentou. Independentemente disso, ele reforçou que o público local já conta com uma oferta bem variada de PCs e periféricos voltados para a jogatina.
Os laptops têm um preço inicial de R$ 3.299 e já estão disponíveis no e-commerce da Dell
Por enquanto, se investir em um notebook de mais de R$ 10 mil não está dentro do orçamento e se você precisa de um equipamento mais em conta, mas que seja capaz de rodar programas pesados e alguns games em configurações medianas, a linha Inspiron 7000 pode ser uma boa opção de compra. Os laptops têm um preço inicial de R$ 3.299, são fabricados aqui mesmo no Brasil e já estão disponíveis no e-commerce da Dell – ficando disponíveis no restante do varejo nacional ao longo dos próximos dias.
Os Inspiron 7000 podem não ter a performance de um Alienware, mas cabem na sua mochila – e no seu bolso
E aí, chegou a hora de aposentar o note antigo ou ainda dá para tirar leite de pedra enquanto a economia não melhora? Deixe a sua opinião sobre os lançamentos da Dell mais abaixo, na seção de comentários.
Categorias