A equipe do Cyanogen (que agora é uma empresa) lançou, conforme havia prometido em um post no Reddit, o seu mais novo motor de temas para aparelhos que tenham o seu sistema operacional instalado – o Cyanogen Theme Showcase. O pacote está restrito à versão CM 11, porém funciona tanto para dispositivos suportados oficialmente quanto não oficiais, por meio de ports independentes.
Essa é mais uma forma que a empresa encontrou para destacar as vantagens do CyanogenMod e, com isso, promover as vendas de seu primeiro aparelho e carro-chefe, o OnePlus One. Historicamente, o CyanogenMod se destacou do Android oferecido pela Google ao adotar um motor de tema da T-Mobile, permitindo um maior grau de personalização, entre outros recursos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Embora o suporte ao motor de temas da T-Mobile continue sendo suportado, o Cyanogen Theme Showcase é uma evolução independente, muito similar à solução existente na ROM chinesa MIUI, e permite um alto grau de personalização do aparelho. É possível aplicar temas completos, que contemplam ícones, papéis de parede, pacote com sons, widgets, esquema de cores e botões, ou misturar partes de diversos temas.
Oportunidade de lucro e diferenciação
No momento, o time da Cyanogen está trabalhando duro para conseguir designers para a criação de temas, já que a quantidade disponível ainda é modesta. De fato, isso pode significar uma oportunidade de ganhos para quem não possui conhecimento a ponto de desenvolver aplicativos, passando a produzir temas e vendê-los em lojas exclusivas.
Recentemente, um dos aplicativos de teclado para Android mais populares, o SwiftKey, se tornou gratuito (conforme noticiamos aqui). De acordo com o CEO da companhia, a empresa percebeu que os usuários estão menos dispostos a pagar por uma versão completa. Porém, a busca de temas para o aplicativo era alta e a empresa optou pela monetização de recursos de personalização.
Essa estratégia já é adotada pela Xiaomi, na MIUI, e agora é acompanhada pela Cyanogen, que abre mais uma opção de renda com a venda de temas, beneficiando tanto a empresa quanto desenvolvedores. É de se espantar que a Google não tenha pensado nisso antes e tudo indica que essa é uma aposta acertada da Cyanogen. O aplicativo pode ser baixado aqui.
Fontes