menu
Logo TecMundo
The BRIEF

Udemy enfrenta duras críticas por oferecer cursos piratas na plataforma

Vários professores já encontraram seus materiais disponibilizados ilegalmente na plataforma de aprendizagem online, que oferece cursos pagos

schedule30/11/2015, às 09:45

Fonte:

Imagem de Udemy enfrenta duras críticas por oferecer cursos piratas na plataforma no tecmundo

A plataforma de aprendizagem online Udemy, que oferece vários cursos em diferentes áreas do conhecimento, recentemente está enfrentando algumas críticas pesadas por vender cursos piratas.

A polêmica teve início nos últimos dias, quando o especialista em segurança Troy Hunt descobriu um de seus cursos remotos na plataforma sob o nome de outro autor.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

De acordo com reportagem do The Next Web, os segundos iniciais de introdução da videoaula de Hunt foram editados e removidos, porém o restante do material permanece intacto – igual à versão oficial que pode ser encontrada na plataforma Pluralsight (que detém os direitos das videoaulas). No Udemy, o curso pode ser adquirido por US$ 56 – aproximadamente R$ 200.

Após Troy Hunt fazer denúncias públicas de pirataria no Twitter, as suas aulas foram removidas do Udemy. Um representante do Udemy diz que a empresa tenta policiar o mercado de conteúdo pirata existente, porém que esse é um trabalho um tanto complicado, já que qualquer usuário pode publicar vídeos e vendê-los na plataforma.

undefined

Em um comunicado, o Udemy diz que preza pelos direitos de propriedade intelectual e que agirá rapidamente para remover qualquer conteúdo que possivelmente viole os direitos de qualquer autor. Apesar de as videoaulas de Troy Hunt já terem sido removidas, parece que esse não é um caso isolado de pirataria dentro do Udemy.

Cursos oferecidos pelo professor Pob Cornery também foram encontrados na plataforma (originalmente também publicados no Pluralsight). Embora o nome dele tenha sido creditado, ele não estava ganhando dinheiro pelo material vendido no site. Além dele, o desenvolvedor Jeffrey Way também pôde identificar as suas videoaulas pirateadas no site.

Conery diz que há vários cursos bons no Udemy, porém que o número de videoaulas piratas é assustador, tornando pior o fato de o Udemy lucrar ativamente com tais materiais piratas até que os conteúdos sejam localizados e denunciados. 

Você utiliza plataformas de aprendizagem online como o Coursera e o Veduca? Comente no Fórum do TecMundo.