(Fonte da imagem: Reuters)
Andrei Krivorukov é o que podemos considerar como um cara de sorte. Ele nunca poderia imaginar que estaria salvando a própria vida ao sair para buscar lenha segundos antes de uma bola de titânio, com 50 centímetros de diâmetro, invadir a sala através do telhado.
O metal era parte de um satélite que havia sido lançado pelo governo russo minutos antes, mas que falhou a alcançar a órbita necessária e acabou por explodir no ar. O lançamento ocorreu 100 km ao norte da casa de Krivorukov.
O proprietário da casa disse ao jornal local que ouviu um grande barulho quando o fragmento atingiu o telhado. “Eu subi na casa e não pude acreditar no que havia acabado de acontecer. Então vi o buraco e um grande objeto de metal no chão”, reportou Krivorukov.
A perda desse satélite fecha um ano desastroso para o programa espacial russo. Em 2011, o país perdeu, além do citado, três satélites de navegação, um satélite militar avançado, um satélite de telecomunicações, uma sonda para Marte e um foguete de suprimentos.
O próximo lançamento da Soyuz está agendado para acontecer hoje, dia 26 de dezembro. Esperamos que dessa vez eles tenham sucesso.
Categorias