Torre das Milícias – Roma. A Itália tem um grande número de torres inclinadas. (Fonte da imagem: Azumare)
Já imaginou diversos prédios históricos do mundo despencando no meio da rua? É, a Torre de Pisa não é a única que está torta. Vários motivos podem explicar suas inclinações: solo mal compactado, ação da natureza, inconsistência do terreno, fundação mal construída, entre outros fatores.
Nossos vídeos em destaque
Mesmo que tenha havido erros de planejamento na hora de construir os edifícios, o fato é que hoje eles são famosos por sua inclinação e adorados por turistas e habitantes locais. Confira a lista de alguns dos prédios mais envergados do planeta.
1. As Duas Torres – Itália
(Fonte da imagem: Fotopedia)
Não, não estamos falando daquelas que ficam na Terra Média, e sim na Itália. As Torres de Bolonha formam um grupo de estruturas medievais italianas, sendo que as mais famosas são chamadas de As Duas Torres – marcos da cidade por suas inclinações.
A mais alta é chamada de Asinelli, e a menor é conhecida como Garisenda. Os nomes são derivados de famílias tradicionais que as construíram. Asinelli foi levantada no século X, tem 97 metros de altura e 2,23 metros de inclinação. Já Garisenda tem 48 metros de altura e é mais inclinada ainda: 3,22 metros.
2. Big Ben – Inglaterra
(Fonte da imagem: Fottus)
A torre do relógio mais famoso do mundo está torta. Mas não há motivos para preocupação (por enquanto): ela vai levar milhares de anos para chegar a um estado semelhante ao da Torre de Pisa.
A Tower Clock (seu nome verdadeiro) está 0,26 graus inclinada para noroeste, o que significa que entre a base e o ponto mais alto da estrutura há um desvio de cerca de meio metro. Segundo especialistas, a torre está desde 2003 se inclinando a um ritmo de 0,9 milímetros por ano. Uma das explicações para o ocorrido é a alteração na consistência do terreno em que o edifício se assenta.
3. Torre de Pisa – Itália
(Fonte da imagem: Filma Genes)
É claro que ela não ficaria de fora desta lista. A Torre de Pisa começou a ser construída em 1173, e a intenção dos projetistas não era deixá-la torta. Sua fundação mal construída e o solo mal compactado foram as causas da inclinação para o sudoeste.
Ela tem 55,86 metros de altura do lado mais baixo (e mais inclinado) e 56,7 metros no lado mais alto. A obra já passou por diversas reformas, tanto para recuperar sua estrutura quanto para evitar sua inclinação, que se mantém em 4 metros atualmente e, segundo especialistas, deverá endireitar-se lentamente, embora que em valores irrisórios.
4. Torre Inclinada de Torún – Polônia
(Fonte da imagem: Travel Pod)
A Torre Inclinada de Torún fica na Polônia e faz parte da muralha da cidade. Sua construção é do século XIV e inicialmente não contava com uma de suas quatro paredes, o que facilitou a inclinação.
A torre ficou torta por causa da instabilidade do solo e tem se mantido estável desde então. A inclinação é de 146 centímetros, perpendicularmente ao lado da rua.
5. Huqiu Tower – China
(Fonte da imagem: GGPHT)
A Huquiu Tower fica localizada na cidade de Suzhou, província chinesa de Jiangsu, mas é mais conhecida como a “Torre Inclinada da China”. A construção “matusalém” é do século IX. A torre tem 47 metros de altura e por mais de 1.000 anos ela tem se inclinado, devido às forças da natureza.
Ela tem uma inclinação de 2,32 metros e entorta cerca de 3 graus por ano, devido à quebra de duas colunas de apoio. Diversas ações foram feitas na torre para estabilizá-la, como reforços nas laterais e bombeamento do solo. As visitas à torre estão proibidas desde setembro de 2010.
6. A Torre Torta de Burano – Itália
(Fonte da imagem: Fine Art America)
Parece que o solo italiano é perfeito para brotar edifícios tortos. A igreja de São Martino, na cidade de Veneza, é mais uma torre torta do país, apelidada carinhosamente por seus habitantes de “a torre bêbada”. A igreja foi construída no século XV, em um arquipélago de quatro ilhas ligadas por pontes.
7. A Torre da Igreja de Bad Frankenhausen – Alemanha
(Fonte da imagem: Telegraph)
Essa está em apuros. O povo da cidade de Bad Frankenhausen tem lutado para salvar sua famosa torre, porque ela está inclinando demais e as autoridades da igreja protestante querem demoli-la, já que não conseguiram financiamento para estabilizar sua estrutura.
A torre está abandonada desde 1962. Sua armação de 56 metros de altura está 4,5 metros inclinada e está deslizando cada vez mais para o colapso. Os planos do prefeito para salvá-la são complexos e caros, e sem garantia de sucesso.
8. Torre inclinada de Suurhusen – Alemanha
(Fonte da imagem: BP)
Se a Itália é a campeã em número de torres tortas, a Alemanha é a número 1 quanto à inclinação delas. A torre da cidade alemã de Suurhusen é a mais inclinada do mundo, de acordo com o Guinness World Records.
A estrutura de 27 metros de altura está declinando em um ângulo de 5,19 graus. A igreja foi construída na Idade Média em terreno pantanoso, em cima de troncos de carvalho. Quando o terreno foi drenado no século XIX, a madeira apodreceu e deixou a torre capenga.
9. Torre inclinada de Nevyansk – Rússia
(Fonte da imagem: Russia IC)
Nevyansk é uma cidade russa que também tem sua representante. A torre torta foi construída no século XVIII e atualmente está pendendo para o lado em 2,20 metros. Sua inclinação é alvo de várias lendas. Uma delas diz que sua inclinação foi proposital e a ideia teria partido de um arquiteto talentoso da cidade.
Outra lenda conta que o arquiteto e outra pessoa subiram na torre logo após sua construção, e ela perguntou ao arquiteto se ele não poderia construir algo melhor que aquela torre. O arquiteto teria jogado a pessoa lá de cima e, na manhã seguinte, a torre estaria inclinada e escorrendo água por sua estrutura, como se estivesse chorando.
10. Torre inclinada de Bedum – Países Baixos
(Fonte da imagem: ABC Austrália)
A torre, que faz parte da igreja St Walfridus, tem 36 metros de altura e seu ângulo é considerado maior que o da Torre de Pisa. Se ambas fossem da mesma altura, Bedum teria um deslocamento maior, de 6 centímetros. A torre foi construída no século XII e está localizada na cidade holandesa de Bedum.
)
)
)
)
)
)