Minha Série

Homem pega 20 anos de prisão por trote que foi moda em jogos online

Uma confusão entre dois jovens enquanto jogavam Call of Duty teve um final catastrófico para uma família americana. Um trote resultou na morte de um inocente

em 01/04/2019, 05:14
Homem pega 20 anos de prisão por trote que foi moda em jogos online

Fonte:

Imagem de Homem pega 20 anos de prisão por trote que foi moda em jogos online no tecmundo

Passar trotes para autoridades e serviços de emergência é, indiscutivelmente, um ato de irresponsabilidade. A prática, batizada pelos americanos de “swatting”, rende situações bastante perigosas e intensas, além de gerar gastos enormes com as chamadas. Recentemente, um homem conhecido na internet por passar trotes problemáticos foi condenado a 20 anos de prisão, em consequência de uma falsa emergência que resultou em morte de um inocente.

Tudo começou com uma disputa em Call of Duty: World War II envolvendo dois jovens: Casey Viner, com 18 anos de idade e Shane Gaskill, com 19. Depois de um tempo, a rivalidade aumentou e Casey resolveu contactar Tyler Barriss, um “profissional” em passar trotes, para acionar as autoridades de segurança no endereço de Gaskill.

(Imagem: Reprodução/The Wishita Eagle)

Barriss cumpriu o acordo, ligou para a polícia de Wichita (Kansas, EUA) e reportou uma situação com reféns no endereço dado por Casey; contudo, esse não era o real endereço de Gaskill. Momentos depois, uma equipe da SWAT se posicionou a frente da casa. Espantado com a movimentação estranha, Andrew Finch, um dos moradores reais daquele endereço, abriu a porta e, no ato, foi atingido por um dos policiais.

O policial responsável pelo disparo justificou sua atitude por acreditar que Andrew estava armado e acabou sendo inocentado do homicídio. Por outro lado, Casey e Gaskill foram condenados por crimes federais e obstrução da justiça. Em mensagens recuperadas pela polícia, Gaskill e Barris asseguraram um ao outro de que as mensagens foram apagadas: “Cara, eu, você e Casey precisamos apagar tudo. Isso é um caso de homicídio agora. Casey apagou tudo, você também precisa.”, disse Barriss.

Barriss e seus crimes

Em uma entrevista publicada no YouTube, Barriss confessa “adorar praticar ‘swatting’ em crianças que pensam que nada vai acontecer.”. O rapaz, agora condenado a 20 anos de prisão, já se envolveu em situações bastante graves, mas que não geraram feridos.

(Imagem: Reprodução/WideBlueLine por Javier Guete)

Um de seus crimes mais polêmicos foi a falsa denúncia de bombas em 2015. Barriss acionou as autoridades e denunciou a presença de várias bombas nos estúdios ABC7, emissora de TV norte-americana. A polícia evacuou o local e o esquadrão antibombas utilizou cães farejadores para investigar o estúdio. E, por se tratar de um trote, nada foi encontrado.


Avatar do(a) autor(a): Igor Almenara Carneiro

Por Igor Almenara Carneiro

Especialista em Redator

Redator de tecnologia desde 2019, ex-Canaltech, atualmente TecMundo e um assíduo universitário do curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Pai de pet, gamer e amante de músicas desconhecidas.


Veja também