Uma pesquisa feita pela ClearSale, uma empresa especializada em soluções antifraude para transações comerciais, apontou diversas mudanças que aconteceram nos últimos anos no comércio online do Brasil.
O levantamento indicou que um a cada quatro varejistas online utiliza aplicativos mobile como um dos canais de venda. Em 2014, o número de vendas online em celulares aumentou em 5% e as estimativas para 2015 são de que chegue a 15%.
Infelizmente, junto com o faturamento, as tentativas de fraudes online com origens em dispositivos móveis também subiram: enquanto as transações enganosas via celular representaram apenas 7% do total de tentativas de golpes online em 2014, elas devem chegar a 18% neste ano.
Segundo Omar Jarouche, gerente de inteligência estatística da ClearSale, o aumento nas tentativas de fraude no segmento mobile pode ser explicado por fatores como a falta de segurança dos aparelhos e roubo de celulares e de cartões de crédito, pois é possível fazer a compra com o cartão usando dispositivos móveis antes que o dono tenha tempo de bloqueá-lo.
Demografia dos crimes virtuais
Dividindo por região, as tentativas de fraudes via celular acontecem principalmente no Sudeste, com 59%, e em segundo lugar fica o Nordeste, com 24% dos golpes. No Centro-Oeste, as transações indevidas representam 8%, enquanto o Norte fica com 5% e o Sul com 4%.
De acordo com Jarouche, a grande quantidade de compras e tentativas criminosas no ambiente mobile no Sudeste são explicadas pelo maior número de smartphones conectados à internet nessa região.
Porém, independentemente do estado e município onde você mora, é melhor tomar cuidado ao fazer compras online, seja no computador ou no celular.
Fontes
Categorias