O Procon-SP considera março como o "Mês do Consumidor". Para celebrar a data, entretanto, o órgão divulgou uma má notícia: um estudo que revela as companhias que mais recebem reclamações na região.
O ranking lista as empresas ou grupos empresariais que geraram maior número de reclamações fundamentadas – isto é, maior número de casos nos quais as demandas dos consumidores não foram solucionadas na etapa inicial dos atendimentos.
Abaixo, listamos as companhias de tecnologia que estão posicionadas no topo da lista. Empresas de telefonia e TV a cabo são as que mais recebem reclamações, mas são seguidas de perto por lojas online e fabricantes de hardware. O relatório completo pode ser conferido neste link.
Empresa - quantidade de reclamações - % de reclamações atendidas
- 1. Vivo/Telefônica - 4.482 - 62,49%
- 2. Claro/Net/Embratel - 3.749 - 81,89%
- 3. Lenovo CCE - 2.465 - 82,56%
- 5. Oi - 1.911 - 61,07%
- 7. Pão de Açúcar/Extra/Ponto Frio/Casa Bahia - 1.402 - 72,68%
- 8. TIM - 1.397 - 73,66%
- 9. Sky - 1.367 - 74,10%
- 12. Samsung - 734 - 77,11%
- 16. Electrolux - 643 - 78,54%
- 18. UOL - 518 - 46,14%
- 19. Motorola - 511 - 85,71%
- 21. Sony - 488 - 47,13%
Em 2014, recorreram ao Procon-SP 942.511 consumidores. O índice de resolutividade — ou seja, casos resolvidos em qualquer etapa, do simples atendimento aos processos administrativos — foi de 89%.
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