No segundo trimestre de 2014 foram vendidos 2,65 milhões de PCs, o que representa uma queda de 26% em comparação ao volume comercializado no mesmo período em 2013 e uma ligeira recuperação em relação ao primeiro trimestre deste ano, quando as vendas foram de 2,4 milhões de unidades.
Os notebooks lideram as vendas de PCs, com 62% das unidades vendidas no segundo trimestre, contra 38% dos desktops, segundo dados da IDC Brasil. Considerando os seis primeiros meses de 2014, o estudo da IDC Brasil mostra que as vendas de PCs caíram 27% em relação ao primeiro semestre de 2013, e a queda se deu tanto no mercado corporativo (-30%) como no de consumo (-26%).
“Entre os consumidores, há o fator Copa do Mundo, enquanto o mercado corporativo é sempre mais cauteloso ao fazer investimentos em anos de eleições, especialmente no setor de médias e grandes empresas. Além disso, há uma diminuição drástica nas compras do setor público, com a entrega de projetos já licitados, e poucas novas licitações”, comenta Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil.
O desempenho do mercado de PCs confirma as projeções da IDC Brasil que indicavam um ano bastante negativo, por conta deste cenário.
Fontes
Categorias