Um estudo feito pela BSA / The Software Alliance com os 24 países que representam cerca de 80% do mercado mundial de Tecnologia da Informação mostrou que o Brasil ainda ocupa uma posição péssima no que diz respeito ao uso de computação em nuvem, conceito que vem crescendo muito nos últimos anos e já é de extrema importância para o futuro da internet.
Foram levadas em consideração as políticas que têm relação com a computação em nuvem em sete diferentes áreas de atuação: privacidade de dados, segurança, crimes cibernéticos, direitos de propriedade intelectual, suporte para padrões industriais e harmonização internacional de regras, promoção de livre troca e prontidão de TI e desenvolvimento de banda larga. Em cada um deles, diversos fatores foram estudados, e os dados geraram a lista em que o Brasil figura apenas em antepenúltimo lugar, à frente apenas de China e Vietnã e atrás de países como Tailândia, Indonésia e México.
Ranking mostra posição péssima do Brasil em lista de países que melhor utilizam a computação em nuvem
As maiores fraquezas do país em relação à computação em nuvem situam-se especialmente no campo da legislação. Apesar disso, o Brasil melhorou sua pontuação nos quesitos segurança, infraestrutura e liberdade na internet. Confira a seguir a lista completa com todos os países pesquisados:
- 1) Japão
- 2) Estados Unidos
- 3) Alemanha
- 4) Canadá
- 5) França
- 6) Austrália
- 7) Singapura
- 8) Itália
- 9) Reino Unido
- 10) Polônia
- 11) Espanha
- 12) Coreia do Sul
- 13) Malásia
- 14) África do Sul
- 15) México
- 16) Argentina
- 17) Rússia
- 18) Índia
- 19) Turquia
- 20) Indonésia
- 21) Tailândia
- 22) Brasil
- 23) China
- 24) Vietnã
Você acha que o Brasil tem capacidade de subir de posição no ranking de países que melhor utilizam a computação em nuvem? Comente no Fórum do TecMundo
Categorias