(Fonte da imagem: iStock)
Um arquivo do tipo PSD é um documento de imagem que foi criado com o uso do Adobe Photoshop. Essa é uma extensão específica, que armazena uma série de especificações disponíveis no programa utilizado para criá-la. Porém, você pode se deparar com um arquivo nesse formato e não possuir o software citado no seu computador.
No entanto, se você passar por esse tipo de situação, existem algumas medidas que podem ser tomadas para abrir a imagem, editá-la ou trocar o seu formato. Abaixo, apresentamos alternativas de programas gratuitos para realizar a tarefa.
Visualizar e editar
Por vezes, você não precisa somente visualizar a imagem, mas também é necessário fazer alguma alteração no documento, mesmo que seja apenas um retoque simples. Nesses casos, se você não possui o Photoshop no computador, a melhor forma de realizar a tarefa é instalando um editor alternativo.
GIMP
O GIMP (ou GNU Image Manipulation Program) é um editor de imagens gratuito e open source, provavelmente o mais famoso da categoria. De uma forma geral, pode-se dizer que este é o aplicativo gratuito indicado como uma alternativa ao Adobe Photoshop, reunindo uma série de recursos avançados para você fazer modificações nas suas imagens.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
O programa não só é capaz de abrir arquivos PSD como também oferece a possibilidade de você aplicar retoques, utilizando as suas diversas ferramentas de edição. Além disso, você também pode usá-lo para realizar uma conversão de formato, caso desejado, de forma a disponibilizar a imagem para outras aplicações.
Paint.NET
Como uma alternativa ao GIMP, você também pode utilizar o programa Paint.NET para abrir arquivos do tipo PSD. No entanto, essa ferramenta não oferece suporte nativo ao formato, sendo necessário adicionar o complemento Paint.NET PSD Plugin para tal. Essa é uma ferramenta um pouco mais simples, mas recheada de funções.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Com ela, também será possível não só abrir a imagem como também fazer modificações simples, caso elas sejam necessárias. O Paint.NET também oferece a possibilidade de você fazer uma conversão de formato, fazendo com que o arquivo passe a ser compatível também com outros programas. Tanto a aplicação quanto o plugin são gratuitos.
IrfanView
O IrfanView é um visualizador de arquivos de imagem bem leve, que pode ser utilizado como uma alternativa bem eficiente à ferramenta-padrão existente no Windows. Ele conta com algumas opções simples para retoques, além dos recursos comumente encontrados em aplicações do estilo, como copiar, recortar, colar etc.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Da mesma forma, assim como nas alternativas apresentadas anteriormente, ele também conta com um recurso para realizar a conversão de formato do arquivo. Embora o programa não esteja em português na versão original, existe uma ferramenta para deixá-lo nesse idioma.
Conversão de formato
No entanto, se tudo o que você precisa é fazer uma conversão de formato, você também pode ter ferramentas mais simples, específicas para essa função.
Go2Converter
O Go2Converter certamente é uma ótima opção para você trocar o formato de um arquivo, não só no caso de um PSD. As vantagens começam com o fato de ele ser inteiramente online, fazendo com que possa ser utilizado na máquina que você precisar e evitando instalações para tal. Outro ponto interessante é que o procedimento é extremamente simples.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Basicamente, tudo o que você precisa fazer é carregar a imagem para a interface do aplicativo, escolher o formato para a saída e clicar no botão para fazer a conversão. Então, em poucos instantes o novo arquivo está pronto para você fazer o download. Como uma característica positiva adicional, o serviço disponibiliza uma série de tipos para a saída. Assim como as opções anteriores, a aplicação é inteiramente gratuita.
imverter
Sempre que você quiser apenas realizar a conversão de formato, também pode contar com o imverter. Ele também se trata de um serviço completamente online e gratuito que trabalha com vários tipos, tanto para a entrada quanto para a saída. O processo é fácil e bem rápido, podendo ser feito por iniciantes sem qualquer tipo de complicação.
(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
Aqui, após acessar a ferramenta por meio do seu navegador preferido, basta carregar a imagem e escolher o formato para a saída. Feito isso, em poucos instantes o arquivo já estará disponível para o download no tipo que você preferir.
Considerações finais
É claro que as aplicações indicadas não funcionam “exatamente como o Photoshop”, mas certamente oferecem alternativas para abrir e até mesmo realizar alguns retoques mais avançados, caso você utilize o GIMP. Mesmo que nem todos os recursos estejam disponíveis, elas podem ser ferramentas bem interessantes para o caso de você não possuir o programa da Adobe.
Com relação à conversão de formato, optamos por incluir na lista duas ferramentas simples e gratuitas, mas, caso você não goste dos serviços, certamente há outras opções para a tarefa.
Categorias