É difícil encontrar uma pessoa que possua pelo menos uma conta de email e que não sofra com o mal da caixa de entrada lotada. São dezenas os sites em que nos cadastramos para receber novidades, ofertas e até mesmo para participar de grupos de discussões. Além desses, ainda temos que contar com as mensagens enviadas por amigos, familiares e colegas de trabalho.
A soma de tudo isso resulta em uma tremenda confusão se você não tiver o cuidado de organizar todo o conteúdo recebido. Nesses momentos, fica claro o quanto é importante saber como controlar o que é recebido na caixa de entrada. Mas como fazer isso? Essa, muitas vezes, é a grande questão.
Para quem utiliza o Outlook.com – que também é estendível para os demais provedores da Microsoft, como Hotmail, SkyDrive e Xbox LIVE –, vamos aprender uma solução bem prática neste tutorial. Aqui você aprende definir quais tipos de email vão ser enviados para o lixo eletrônico assim que forem recebidos, além de escolher quais as contas que não podem enviar mensagem alguma para você.
Assuma o controle da caixa de entrada
1. Em primeiro lugar, acesse o site do Outlook.com e faça o login. Caso você ainda não possua uma conta, clique em “Inscreva-se já”, situado na parte inferior direita da tela, e preencha os campos pedidos pelo serviço;
(Fonte da imagem: Reprodução Baixaki/Tecmundo)
2. Quando você estiver devidamente logado e visualizando a caixa de entrada, encontre uma figura parecida com uma engrenagem, que corresponde à seção “Configurações”. Clique sobre esse ícone e selecione o item “Mais configurações de email”;
(Fonte da imagem: Reprodução Baixaki/Tecmundo)
3. Ao fazer isso, a tela “Opções” é aberta. Na seção “Impedindo lixo eletrônico”, clique sobre o item “Remetentes confiáveis e bloqueados”;
(Fonte da imagem: Reprodução Baixaki/Tecmundo)
4. A partir de agora, você tem três opções de ação:
- Remetentes confiáveis: nesta lista, você cadastra os emails que podem enviar mensagens para você normalmente. Por padrão, todos os seus contatos se encontram classificados nesta categoria, com exceção dos que já foram bloqueados por você;
- Listas de endereçamento confiáveis: funciona da mesma forma como o item anterior, porém para grupos de contatos;
- Remetentes bloqueados: a terceira opção é a mais drástica de todas. Nesta lista, você coloca apenas os endereços de email indesejados, cujas mensagens são excluídas assim que recebidas, sem sequer chegar ao lixo eletrônico.
(Fonte da imagem: Reprodução Baixaki/Tecmundo)
5. A forma de utilizar é a mesma para as três opções: basta digitar o endereço eletrônico da pessoa que você quer inserir e clicar em “Adicionar à Lista”. Para tirar alguém do grupo, selecione o email e clique em “Remover da Lista”;
(Fonte da imagem: Reprodução Baixaki/Tecmundo)
6. Para confirmar as alterações, basta sair dessa tela e voltar para a caixa de entrada. Agora, você tem mais controle sobre as mensagens recebidas. Com isso, você evita aquele monte de emails que não lhe interessam em nada e poupa tempo para ver apenas os assuntos importantes.
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