Quem experimentou sincronizar os contatos usando o app do Facebook pode ter se deparado com uma baita surpresa. Em alguns casos, o processo simplesmente sobrescreveu todos os contatos do telefone usando o email do Facebook. Agora, a dúvida fica no ar: o que fazer para conseguir seus contatos de volta?
Aparecendo como salvadora da pátria, uma ferramenta do Google permite que você restaure todos os seus contatos alterados nos últimos trinta dias e deve ser o suficiente para consertar o que o Facebook estragou.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Passo 1
Antes de qualquer outra coisa, é preciso parar a arbitrariedade que o app do Facebook está fazendo na sua agenda. Para isso, abra o aplicativo e acesse Menu > Contas > Configurações de aplicativos > Sincronizar contatos e marque “Não sincronizar”.
Passo 2
Agora, faça o login na sua conta do Gmail pelo computador e, no topo esquerdo da janela, clique na pequena flecha indicada por “Gmail” ou “E-mail”. Em seguida, selecione "Contatos".
Passo 3
Feito isso, logo abaixo da barra de buscas, acione o botão “Mais” e depois “Restaurar contatos”. Dessa forma, uma janela será mostrada com algumas opções para determinar uma data para começar a restauração dos seus contatos.
Sendo assim, escolha um período para a restauração e, por fim, confirme clicando em “Restaurar”.
Passo 4
No seu telefone, será preciso refazer a sincronização com a sua conta do Google. Com isso, os contatos que foram restaurados no Gmail voltarão para o seu Android. Para tal, acesse o seu menu de configurações, escolha “Contas e sincronização”, toque na sua conta Google e, em seguida “Sincronizar Contatos”.
Seguindo esses procedimentos, em alguns instantes com a sua conexão à internet ativa, todos os seus contatos restaurados no Gmail já deverão estar disponíveis no seu telefone.
Nota: este procedimento não surtirá efeitos caso você não siga as orientações do "Passo 1", pois a substituição dos contatos pelo app do Facebook aconteceria novamente.
Categorias