Como remover o Babylon Search do Firefox

2 min de leitura
Imagem de: Como remover o Babylon Search do Firefox

Muitos programas gratuitos se oferecem para instalar barras de pesquisa e complementos para o seu navegador durante a sua própria instalação, como uma forma de propaganda para os seus patrocinadores.

Apesar de, na maior parte dos casos, ser possível impedir isso, nem sempre essa opção está clara, e você pode acabar autorizando essa instalação sem querer. Algumas vezes o incômodo é menor e você pode facilmente desinstalar esses complementos do seu navegador, porém existem casos que não são tão simples assim.

A caixa de pesquisa Babylon Search, por exemplo, não é retirada do Firefox nem que o utilizador desative a extensão e faz com que uma página do Babylon seja aberta quando algo é pesquisado diretamente pela barra de endereços. Para desativar isso de uma vez por todas, existem duas maneiras rápidas e simples, que você confere neste tutorial.

Restaurando as preferências

Selecione a opção de reiniciar o navegador com as extensões desativadas. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Primeiramente, exclua todas as extensões que você deseja remover do navegador. Depois, feche as abas que você estiver usando e salve os endereços que você não quiser perder, já que esse método exige que você reinicie o navegador. Agora, vá até ao menu do Firefox e, na aba “Ajuda”, clique em “Reiniciar com extensões desativadas”, como mostra a figura acima.

Isso não vai desativar permanentemente as extensões instaladas, portando é preciso ter apagado aquelas que você não deseja mais. Esse comando vai reiniciar o Firefox com uma janela do modo de segurança, e a opção desejada para que tudo volte ao normal é “Restaurar todas as preferências para o padrão do Firefox”. Marque essa caixa de seleção e reinicie novamente o browser.

Restaure todos os padrões do Firefox. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Pelas configurações avançadas

Isso também pode ser feito pelas configurações avançadas do navegador, mas deve ser feito com muito mais cuidado do que a opção acima. Isto por que, ao acessar esse conjunto de personalizações, você sai da zona de controle do browser e pode mexer em opções que tem o potencial de desconfigurar totalmente o seu Firefox. A vantagem é que não é preciso voltar tudo para o padrão do Firefox, apenas o serviço de pesquisas.

Com isso em mente, digite about:config na barra de endereços do seu navegador. Um aviso é mostrado pedindo para que você tenha muito cuidado ao mexer nessas configurações, e você precisa prometer isso para o navegador clicando em “Serei cuidadoso, prometo!”.

Prometa ser cuidadoso com essas configurações — e realmente seja! (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O próximo passo é encontrar, usando a caixa de busca “Localizar” na parte superior desta tela, a entrada browser.search.defaultenginename e clicar com o botão direito sobre ela. No menu de contexto, selecione a opção “Restaurar o padrão”.

A primeira parte está completa. Agora, falta restaurar o serviço de buscas para a barra de endereço. No mesmo campo de buscas, procure a entrada keyword.URL e, da mesma forma que a anterior, restaure o seu padrão. Se você estiver usando uma versão anterior ao Firefox 4.0, também é preciso fazer essa operação com a entrada browser.search.defaulturl.

Restaure o padrão do Firefox para os serviços de busca. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Pronto! Agora é só fechar essa janela e fazer alguma busca usando a caixa de URL do seu Firefox para comprovar que o padrão foi restaurado e você não vai mais ver a página do Babylon ou de outro serviço intruso ao tentar realizar uma pesquisa de maneira mais rápida no seu navegador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.