O Alibaba Group e os Correios assinaram na última quinta-feira (17) um memorando de entendimento que visa facilitar a importação e a exportação de itens para a China. O objetivo é ajudar empresas brasileiras (especialmente as micro, pequenas e médias) a ter acesso ao mercado chinês através de plataformas como o Alibaba.com, AliExpress e Tmall.com — o plano também prevê o uso facilitado do sistema de pagamentos Alipay.
A parceria, que visa a melhoria dos procedimentos logísticos entre os dois países, é consequência do crescimento do mercado de comércio eletrônico entre o Brasil e a China. No final de 2013, o site Alibaba.com já contava com 2 milhões de usuários registrados em nosso país, número que continua a crescer.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como os Correios são responsáveis pela entrega de 75% das encomendas internacionais que chegam ao Brasil, se mostrou importante ao Alibaba Group estabelecer uma parceria com a organização. Em termos de volume de mercadoria bruta, a companhia chinesa detém a liderança do comércio online e mobile mundial.
Fontes