A segurança pública é um assunto de extrema importância em qualquer cidade. Para garantir bom resultados nessa área, as autoridades investem em equipamentos e pessoas para combater e prevenir crimes e acidentes nos grandes centros urbanos, mas será que isso é o suficiente? Será possível estar fisicamente presente nos principais pontos de uma cidade para uma ação rápida diante do inesperado?
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Inspirado em uma tecnologia criada para identificar sons em jogos musicais, Ivo Frazão teve a ideia de criar um sistema para identificar riscos à segurança em grandes cidades por meio do monitoramento de áudio. Juntamente com o cientista da computação Marcio Leal e o empreendedor Americo Amorim, Frazão criou o Áudio Alerta, uma solução que promete dar ouvido às cidades e permitir que as autoridades ajam rapidamente em situações de perigo. Posteriormente, ele se juntou à equipe do empreendedor Silvio Aragão, detentor de uma larga experiência com sistemas de segurança.
O que é o Áudio Alerta?
Essa solução foi criada por uma startup com o objetivo de tornar a cidade um lugar mais seguro. A tecnologia é capaz de identificar sons de incidentes, como batidas de carros e até crimes violentos envolvendo armas de fogo, e emite um alarme para as autoridades agirem conforme necessário.
Através de um sistema inteligente, a ferramenta é capaz de captar o som mesmo em ambientes com muito ruído, como são os grandes centros urbanos com vários carros circulando ao mesmo tempo. Ao identificar o incidente, câmeras de vigilância podem ser direcionadas para a origem do barulho para uma análise mais precisa da situação.
Os ouvidos e olhos da cidade
"A gente espera que o Áudio Alerta possa ser instalado nas cidades para permitir que a sociedade se divirta, indo aos parques e andando nas ruas, sem ter que se preocupar, pois sabe que há alguém olhando e escutando para todos", disse Ivo Frazão, criador desse projeto.
Essa solução, basicamente, pode ser aplicada de duas formas. Em sua versão indoor, usada em ambientes internos, o Áudio Alerta avisa as autoridades antes que sinistros e atividades suspeitas ocorram. No modelo outdoor, aplicado em ambientes externos, o foco é a segurança pública, otimizando os investimentos já realizados na área de videomonitoramento.
Desafio Cisco de Inovação Urbana
A Áudio Alerta é uma das cinco startups vencedoras do Desafio Cisco de Inovação Urbana, programa que visa selecionar empresas que ofereçam soluções inovadoras e inteligentes que estejam comprometidas a melhorar a qualidade de vida na cidade do Rio de Janeiro.
Essas startups foram selecionadas entre 15 finalistas e estão participando de um programa de aceleração profissional apoiado pelo Centro de Inovação da Cisco, no Rio de Janeiro. O objetivo é que as cinco soluções sejam implementadas no Porto Maravilha nos próximos meses.
“O objetivo do Desafio foi incentivar o ecossistema de inovação e o desenvolvimento de aplicações de software digital em cima da plataforma urbana conectada que a Cisco está implementando no Porto Maravilha. O que os finalistas do Desafio Cisco nos mostraram foram propostas que procuram formas diferentes, criativas e inovadoras de resolver problemas do cotidiano de cidades grandes, como a mobilidade, a gestão de serviços públicos, a melhoria dos transportes públicos e das telecomunicações”, afirma Nina Lualdi, diretora sênior de inovação para América Latina da Cisco.
O Desafio faz parte da iniciativa da Cisco de Inovação Urbana no Porto Maravilha, um dos projetos da empresa para contribuir para a construção de um legado duradouro para a transformação da cidade do Rio de Janeiro. Através de ações dos setores público e privado, o Porto Maravilha será um modelo de bairro inteligente, com zonas residencial e comercial, rede de transporte público e infraestrutura de telecomunicações eficientes.
A visão da Cisco, alinhada com a Prefeitura do Rio de Janeiro, é tornar a área do Porto Maravilha um exemplo único de um "Bairro Mais Inteligente e Mais Humano", através de uma plataforma interligada e serviços inteligentes. Assim, cidadãos e visitantes poderão se conectar não somente entre si, mas também com a cidade e com o Governo.
Como você acredita que seja o sistema de segurança perfeito? Comente no Fórum do TecMundo!
Este publieditorial foi patrocinado pelo Desafio Cisco de Inovação Urbana.
Fontes