menu
Logo TecMundo
Minha Série

MARTY, o DeLorean que se dirige sozinho e não é coisa de cinema [vídeo]

Modelo criado por engenheiros testa situações extremas em veículos autônomos

Avatar do(a) autor(a): Nilton Cesar Monastier Kleina

schedule21/10/2015, às 07:36

Quando chegou ao futuro de 2015 em 21 de outubro (sim, esta quarta-feira!), Marty McFly não encontrou "Tubarão 19", um hoverboard funcional, um fax em cada cômodo da casa e o fim dos advogados. Um DeLorean voador também não existe — mas um modelo igual com uma tecnologia igualmente impressionante já está rodando por aí.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Engenheiros da Universidade de Stanford desenvolveram um DeLorean autônomo (ou seja, que se dirige sozinho) para estudar o desempenho de carros em situações consideradas "extremas".

Desse modo, é possível saber como esses veículos reagem não só no trânsito cotidiano, mas também se precisarem acionar protocolos de segurança. No caso do clipe, ele realiza drifts infinitos e consegue se manter estável, o que é um sinal de sucesso. Ah, é claro que o DeLorean recebeu um nome especial: MARTY (Multiple Actuator Research Test bed for Yaw control).

Leia Mais

Dia histórico

Caso você esteja boiando completamente na data de hoje, saiba que 21 de outubro de 2015 é aguardado pelos fãs de cinema desde 1989. Isso porque, em "De Volta para o Futuro 2", Marty McFly vai da década de 1980 para os dias de hoje (um longínquo futuro, na época). No vídeo acima, o Mega Curioso lista 13 fatos que deixariam o personagem de cabelo em pé se isso realmente acontece.

Com o que Marty McFly mais se assustaria em 2015? Comente no Fórum do TecMundo