#AstroMiniBR: uma missão rumo a lua Europa de Júpiter!

Imagem de: #AstroMiniBR: uma missão rumo a lua Europa de Júpiter!
Imagem: MaryBeth Kiczenski

Quer ficar atualizado com as últimas pesquisas e avanços da ciência espacial? Então, a #AstroMiniBR é para você! Toda semana o TecMundo, seleciona as notícias mais relevantes da astronomia. Embarque com a gente e confira as últimas novidades cósmicas!

1. Lançamento da Missão Europa Clipper

Na próxima quinta-feira, dia 10 de outubro, a NASA deve lançar a missão Europa Clipper, destinada a explorar a lua Europa de Júpiter, um dos lugares mais promissores para a busca de vida no Sistema Solar.

A sonda gigantesca, do tamanho de uma quadra de basquete, foi projetada para realizar quase 50 sobrevoos de Europa, coletando dados sobre sua superfície gelada e do seu oceano subterrâneo que alimenta uma alta expectativa dos astrônomos, uma vez que se acredita que pode abrigar condições favoráveis para a vida.

Sonda da NASA Europa Clipper.Sonda da NASA Europa Clipper.Fonte:  NASA

A missão conta com uma série de instrumentos, incluindo câmeras de alta resolução, espectrômetros e radar, que permitirão estudar a superfície de Europa e seus oceanos.  Além disso, a Europa Clipper tem a capacidade de detectar e analisar plumas de vapor que podem estar ejetando materiais do oceano em grandes altitudes, o que ajudaria na coleta de dados sobre a composição do oceano.

A expectativa é que o Europa Clipper chegue ao sistema de Júpiter por volta de 2030, inaugurando era de exploração planetária e buscando responder a uma das perguntas mais fundamentais da humanidade: estamos sozinhos no Universo?

2. O Anel de Fogo de 2024

No último dia 2, um eclipse solar anular, também chamado de “anel de fogo”, ocorreu, encantando observadores em regiões da América do Sul. Este fenômeno acontece quando a Lua passa diretamente em frente ao Sol, mas não cobre completamente o disco solar, criando um anel brilhante ao redor da sombra da Lua. A visibilidade foi maior em áreas como o Chile e partes da Argentina, como Puerto San Julián e Bahia Laura.

Eclipse solar anular em time-lapse nos Estados Unidos.Eclipse solar anular em time-lapse nos Estados Unidos.Fonte:  MaryBeth Kiczenski

Este evento foi notável não apenas por sua beleza, mas também pela longa duração da fase anular — em alguns locais, o anel de fogo foi visível por até 6 minutos e 12 segundos, o que é bastante incomum.

Este eclipse ocorre quase seis meses após o Grande Eclipse Solar da América do Norte (abril de 2024), e os dois eventos despertaram um grande interesse pelo fenômeno em todo o mundo. Além disso, o eclipse de outubro foi um espetáculo raro, visível de um dos locais mais icônicos do planeta, a Ilha de Páscoa (Rapa Nui).

3. Novas evidências de oceanos congelados em Ceres

Ceres, o maior objeto do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, tem intrigado os astrônomos há anos. Recentemente, simulações computacionais e estudos de sua superfície sugerem que Ceres pode ter abrigado um oceano subterrâneo de água lamacenta, que agora estaria congelado. Essas novas simulações mostraram que a mistura de água com lama e rochas poderia explicar as elevações e depressões encontradas em sua superfície.

Ceres, localizado no cinturão de asteroides.Ceres, localizado no cinturão de asteroides.Fonte:  NASA

A missão Dawn da NASA, que visitou Ceres entre 2015 e 2018, revelou características geológicas que indicam a presença de água no passado distante que possibilitou um estudo fundamental para entender a evolução de corpos planetários pequenos e como a água desempenha um papel crítico no desenvolvimento de possíveis habitats extraterrestres.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para compartilhar as novidades astronômicas da semana com seus amigos, em suas redes sociais.  Até a próxima semana!