No dia 8 de abril de 2024, as pessoas localizadas na América do Norte puderam observar o eclipse solar total por 4 minutos e 28 segundos. Além dos Estados Unidos, o fenômeno foi visível no México e no Canadá. Hoje 2 de outubro de 2024, um novo eclipse solar do tipo anular será visível para os entusiastas da astronomia.
Em um eclipse solar anular, a Lua passa na frente do Sol. Contudo, por estar mais distante da Terra do que em um eclipse solar total, ela não cobre completamente o disco solar. Isso forma o clássico 'anel de fogo', que será visível por cerca de sete minutos nesse próximo evento.
Aproximadamente 93% do Sol será bloqueado durante o evento, restando apenas o círculo avermelhado nas bordas. Quanto mais próximo o observador estiver da linha central da observação, mais circular será o anel – ou seja, isso será visível apenas em algumas regiões da América do Sul.
“O eclipse anular (anel) não deve ser confundido com anual. No momento do eclipse, a Lua está muito longe da Terra e, portanto, muito pequena no céu para cobrir completamente o Sol. A parte central da sombra, onde a silhueta da Lua é completamente cercada por um anel de luz solar, é chamada de antumbra. Observadores dentro da antumbra experimentam a anularidade. A parte da sombra fora da antumbra, onde os observadores veem um eclipse parcial, é a penumbra”, a NASA explica.
Onde o eclipse solar anular será visível?
Segundo o site Time and Date, o próximo eclipse solar anular marcado desta quarta-feira (2) será completamente visível apenas em algumas regiões da Argentina e do Chile. Ainda conforme o Time and Date no Brasil, para os moradores das regiões sul, sudeste, centro-oeste, Bahia e próximos à região do Chuí, há uma pequena possibilidade do eclipse ser visto, mas de forma parcial, assim como em países como Bolívia, Peru, Uruguai, Estados Unidos, México, entre outros.
- Saiba também: O que é o Ciclo de Saros e como ele prevê os eclipses?
Aqueles que estiverem na Argentina poderão observar o auge do eclipse às 18h39, com término previsto para as 18h46. Vale destacar que não é seguro olhar diretamente para o Sol durante esse tipo de evento; por isso, é fundamental usar óculos de proteção adequados. O próximo eclipse solar anular só acontecerá em 17 de fevereiro de 2027, no sul da África.
Em outubro de 2023, moradores de algumas regiões do Brasil puderam observar a transformação completa do eclipse solar anular.Fonte: Getty Images
“O eclipse anular ocorre dentro do caminho vermelho no centro do mapa. A antumbra é desenhada em intervalos de 15 minutos ao longo deste caminho. As curvas amarelas paralelas ao caminho da antumbra traçam a extensão do eclipse parcial. Já as porcentagens em cada uma dessas curvas dão a área máxima do Sol coberta pela Lua durante o eclipse. E as linhas verdes que cruzam a antumbra e os caminhos parciais mostram o progresso do eclipse ao longo do tempo. Os horários em cada linha indicam quando o eclipse máximo chega a essa linha”, a NASA acrescenta.
Animação da NASA mostra o caminho do Eclipse Solar Anular, que vai ocorrer no dia 02 de outubro de 2024.Fonte: NASA
Fique sempre atualizado como todos os eventos celestes, aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite, compreender quais as implicações dos eclipses na cultura, mitologia e ciência dos povos antigos. Até mais!
Fontes
Categorias