Em outubro de 2024, a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) planeja realizar o lançamento da missão Europa Clipper, visando investigar a lua Europa de Júpiter. Inclusive, a agência espacial está fazendo uma campanha para permitir que os entusiastas de astronomia enviem uma 'mensagem em uma garrafa' diretamente para o espaço.
- Veja mais: Exoplanetas iguais a Júpiter são mais comuns fora do nosso Sistema Solar do que imaginávamos
A campanha Message In a Bottle (mensagem em uma garrafa) oferece a oportunidade de pessoas comuns enviar seus nomes em um microchip de silício que será encaminhado ao espaço, após o lançamento da missão Europa Clipper. O microchip percorrerá cerca de 2,6 bilhões de quilômetros para chegar até a lua gelada de Júpiter, muito além de Marte, onde o orbitador estudará mais sobre o oceano congelado na superfície de Europa.
Os interessados em participar da campanha poderão cadastrar seus nomes até o dia 31 de dezembro de 2023; até a segunda semana de novembro, aproximadamente 700 mil pessoas já haviam cadastrados nomes. Cada nome será gravado em um microchip do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA — o microchip é bem pequeno, aproximadamente do tamanho de uma moeda de 10 centavos de dólar.
“Não é todos os dias que o público tem a oportunidade de enviar os seus nomes para o espaço profundo, para além de Marte, até Júpiter e a sua lua Europa. Mas com o Europa Clipper da NASA, você tem essa oportunidade: nomes viajarão a bordo da espaçonave enquanto ela viaja 2,6 bilhões de milhas (2,6 bilhões de quilômetros) até esta lua gelada, onde um oceano se esconde sob uma camada externa congelada”, é descrito em uma publicação oficial da NASA.
Seu nome no espaço
Conforme a agência norte-americana explica, os técnicos do Laboratório de Microdispositivos do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA utilizarão um feixe de elétrons para gravar os nomes em um pequeno microchip de silício. Por isso, cada linha de texto será redigida com aproximadamente 75 nanômetros, ou seja, cerca de 1/1000 da largura de um fio de cabelo.
O objetivo da missão Europa Clipper, além de enviar nomes de entusiastas para o espaço, é entender a possibilidade de vida abaixo da superfície da lua de Júpiter, Europa.Fonte: NASA
O microchip será acrescentado a uma placa de metal com uma gravação do poema 'In Praise of Mistery', da poeta norte-americana Ada Límon. A placa será colocada no exterior do orbitador, assim, ela viajará por 50 sobrevoos sobre a lua de Júpiter; uma viagem que deve durar cerca de 800 milhões de quilômetros. Além disso, ao cadastrar seu nome, os usuários também podem fazer download de uma ilustração com seus nomes em uma garrafa.
- Saiba também: O que são as luas galileanas do planeta Júpiter?
“[A campanha] ‘Message in a Bottle’ se baseia na longa tradição da NASA de enviar mensagens inspiradoras em naves espaciais que exploraram o nosso sistema solar e mais além. O programa pretende despertar a imaginação das pessoas em todo o mundo, tal como fez a sonda Voyager em 1977, enviando uma cápsula do tempo de sons e imagens que refletem a diversidade da vida na Terra”, a NASA acrescenta.
Gostou do conteúdo? Fique por dentro de mais curiosidades sobre astronomia aqui no TecMundo. Se desejar, confira também quanto tempo levaria para um avião comercial cruzar Júpiter.
Fontes
Categorias